Home - Últimas - Depressão Leonardo traz chuva intensa, neve e vento forte a partir de terça-feira

Depressão Leonardo traz chuva intensa, neve e vento forte a partir de terça-feira

A depressão Leonardo chega a Portugal a partir da tarde desta terça-feira e deverá manter-se até sábado, trazendo chuva persistente, neve nas terras altas, vento forte e agitação marítima. Nas regiões montanhosas do Norte e Centro, os valores acumulados de precipitação poderão atingir entre 150 e 250 milímetros em apenas cinco dias, quantidade equivalente ao que normalmente chove durante um mês.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já emitiu avisos meteorológicos laranja e amarelo para vários distritos, relativos a precipitação, queda de neve, rajadas de vento e estado do mar.

Em comunicado, o IPMA explica que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão condicionar o estado do tempo em Portugal continental entre os dias 3 e 7 de Fevereiro, provocando “precipitação persistente e por vezes forte, queda de neve, vento forte e agitação marítima forte”.

Depois de afectar em primeiro lugar o arquipélago dos Açores, a depressão começará a fazer-se sentir no continente com a aproximação de um sistema frontal ao Baixo Alentejo e ao Algarve, a partir do final da tarde de terça-feira. Prevê-se precipitação persistente e por vezes intensa e rajadas de vento que podem atingir 75 quilómetros por hora no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 quilómetros por hora nas terras altas.

Na quarta-feira, este sistema frontal deverá estender-se gradualmente às restantes regiões do país. De acordo com o IPMA, o período mais crítico deverá ocorrer na noite de quarta para quinta-feira, momento em que são esperados os valores acumulados de precipitação mais elevados e o vento mais intenso.

Posteriormente, a chuva passará progressivamente a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada. Está também prevista queda de neve acima dos 1500 a 1600 metros de altitude, com a cota a descer gradualmente para valores entre 1200 e 1400 metros. Entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira é esperado um enfraquecimento temporário do vento.

Os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se nas zonas montanhosas do Norte e Centro do país. Entre terça-feira e sábado, alguns locais poderão somar entre 150 e 250 milímetros de chuva, valores superiores à média habitualmente registada nestas regiões durante todo o mês de Fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Carnaval escolar volta a sair às ruas de Nelas e Canas de Senhorim

Cerca de mil crianças e jovens dos agrupamentos de escolas do concelho de Nelas e …

Portugal continental com chuva forte e persistente até quarta-feira

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço, alertou esta …