Home - Últimas - Drone telecomandado de alunos de Penacova vence Prémio FAQtos 2025

Drone telecomandado de alunos de Penacova vence Prémio FAQtos 2025

Equipa Sky Watchers da EB2,3/S de Penacova desenvolveu um drone que comunica por radiofrequência áreas florestais em risco. Júri destacou a ligação à comunidade e a pertinência do projecto para o mote da edição.

Um drone impresso em 3D, criado por alunos da EB2,3/S de Penacova, venceu a 12.ª edição do Prémio FAQtos, promovido pelo INOV-INESC em colaboração com o Instituto Superior Técnico. O projecto, baptizado “Drone Telecomandado”, destacou-se pela forma como alia inovação tecnológica à prevenção de incêndios florestais, comunicando, por radiofrequência, as zonas em maior risco.

A equipa Sky Watchers, composta por estudantes do ensino secundário do concelho de Penacova (distrito de Coimbra), arrecadou o 1.º lugar na final da competição nacional dedicada ao mote “Explora as Radiofrequências”. O Júri Final atribuiu a distinção por unanimidade, sublinhando a relevância da proposta, a sua aplicação prática e a integração com a realidade local.

“A motivação para a criação do projecto foi preservar o património natural português, defender a população e inovar com soluções tecnológicas”, explicou a equipa. O prémio inclui um cheque no valor de 1500 euros, um diploma do Prémio FAQtos 2025 e ofertas das entidades promotoras – INOV-INESC, Instituto Superior Técnico, MEO e Direcção-Geral da Educação. Foram também atribuídos cheques Fnac de 250 euros à professora Ana Paula Fernandes, responsável pela orientação do projecto, e à própria escola.

O 2.º lugar coube à equipa EPSWater, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Santarém), com um projecto centrado na monitorização da qualidade da água dos rios, através de uma embarcação de superfície, autónoma e sustentável. Os estudantes conquistaram um prémio monetário de 1000 euros, bem como distinções para o professor e a instituição.

No 3.º lugar ficou a equipa RFExplorers, da Didáxis – Cooperativa de Ensino (Vila Nova de Famalicão), com a estação meteorológica “WS On The Air”, que recolhe e transmite, por radiofrequência, dados sobre variáveis ambientais. A classificação valeu ao grupo um prémio de 500 euros e ofertas aos responsáveis e à escola.

A Menção Honrosa foi atribuída ao Colégio Cedros (Vila Nova de Gaia), com o projecto “Guardian Angel”, desenvolvido pela equipa FallGuards. Trata-se de uma pulseira com um sensor de quedas que alerta, por WiFi, o cuidador ou a entidade de apoio responsável.

A final do Prémio FAQtos 2025 decorreu esta segunda-feira, 8 de Julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Participaram 36 equipas oriundas de 29 escolas secundárias, envolvendo 137 alunos e 32 professores de 11 distritos e de duas regiões autónomas.

LEIA TAMBÉM

Mangualde já tem 70 por cento da iluminação pública em LED

O município de Mangualde reforçou a modernização da iluminação pública, com 14.143 luminárias LED já …

Neve fechou estrada no maciço central da Serra da Estrela

A estrada que atravessa o maciço central da Serra da Estrela está encerrada ao trânsito …