Home - Últimas - Duas propostas a votos na 4.ª edição do Orçamento Participativo Jovem em Mangualde

Duas propostas a votos na 4.ª edição do Orçamento Participativo Jovem em Mangualde

Jovens do concelho apresentam soluções para melhorar a comunidade: uma aposta em workshops para a vida adulta e uma intervenção para reforçar a segurança no acesso escolar.

Já são conhecidas as duas propostas finalistas da 4.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Mangualde, que entram em fase de votação a partir de 1 de Junho. A votação decorrerá até 31 de Julho, através da plataforma online http://euparticipo.cmmangualde.pt, informou a Câmara Municipal de Mangualde.

Uma das propostas chama-se “Jovem Preparado: Vida Adulta à Vista” e tem como objectivo capacitar os jovens para os desafios da vida adulta, promovendo workshops de desenvolvimento pessoal e profissional nas áreas da empregabilidade, bem-estar, finanças pessoais e comunicação.

A segunda proposta, intitulada “Escadas Seguras – Cobertura para acesso escolar”, propõe a instalação de uma cobertura nas escadas que ligam o Pavilhão Municipal à Escola Gomes Eanes de Azurara, visando aumentar a segurança e o conforto dos estudantes no trajecto diário, protegendo-os das condições meteorológicas adversas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, “são duas propostas que provam que a juventude mangualdense está atenta às necessidades da comunidade e empenhada em apresentar soluções”. O autarca recordou que o OPJ, iniciado em 2021, se afirma como um instrumento de cidadania: “Através do OPJ, damos voz aos jovens, valorizamos as ideias que apresentam, mostrando-lhes que são parte integrante das decisões que moldam o futuro do concelho. Este é um exercício de democracia e responsabilidade colectiva”.

Podem participar no OPJ jovens e/ou grupos de estudantes matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, com idades entre os 12 e os 29 anos. Os projectos devem enquadrar-se nas áreas de Cultura, Recreio e Lazer; Educação e Juventude; Desporto; Espaço Público e Espaços Verdes; Energia; Higiene Urbana; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Inovação e Empreendedorismo e não podem exceder o valor de 10.000 euros.

O projecto vencedor será anunciado em Agosto, após a conclusão do período de votação.

LEIA TAMBÉM

Homem condenado por abandono de cão na Barragem do Caldeirão

Um homem de 41 anos foi condenado pelo crime de abandono de animal de companhia, …

Águas Públicas da Serra da Estrela reforça vigilância face a tempestades e garante qualidade e segurança no abastecimento

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou em comunicado que reforçou a sua …