Correio da Beira Serra

Estado já pagou cerca de 12 milhões de euros de indemnização às operadoras pelo fecho da linha da Beira Alta

A CP já recebeu 7,8 milhões de indemnização e a Medway e Captrain mais de 3,8 milhões por não poderem operar na linha da Beira Alta, encerrada desde Abril de 2022. As indemnizações pagas pela Infra-estruturas de Portugal (IP) aos operadores ferroviários devido ao encerramento daquela via, por causa da execução de obras de modernização, somam já 11,6 milhões de euros, avança o Jornal de Negócios.

Os números foram avançados esta terça-feira pelo Ministério das Infra-estruturas e da Habitação, em resposta a um conjunto de questões colocadas pelo deputado do PCP António Filipe.

Na resposta, o gabinete de Miguel Pinto Luz assegura ainda que “de acordo com o estabelecido no Directório da Rede, a IP aplica uma política de indemnizações similar em todas as obras que implicam encerramentos prolongados da infra-estrutura”.

A IP tem previsto reabrir a linha da Beira Alta no final deste ano, dois anos depois do previsto, um atraso que a empresa já justificou com a guerra na Ucrânia e com dificuldades técnicas durante a obra.

 

Exit mobile version