A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou hoje em Coimbra que o Governo vai lançar o concurso público para a construção da barragem de Girabolhos, localizada no concelho de Seia, no rio Mondego. O projecto abrange também os concelhos de Fornos de Algodres, Nelas e Mangualde e destina-se principalmente ao controlo de cheias.
“Vamos avançar com a barragem de Girabolhos [no concelho de Seia]. Vou fazer um despacho a solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para lançar o concurso de Girabolhos até ao final de Março”, afirmou a governante.
O anúncio foi feito no final de uma reunião da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dedicada ao ponto de situação do rio Mondego e à definição de medidas de mitigação e controlo de cheias na região. Maria da Graça Carvalho explicou que a prioridade é preparar o país para ser mais resiliente a intempéries e alterações climáticas.
“É uma barragem de retenção de água, que pode também ter multiusos, mas o principal uso é de controlo de cheias. Portanto, é um concurso que tem de ser feito, que é aberto aos privados ou às Águas de Portugal que queiram concorrer”, acrescentou.
A ministra indicou ainda que quem ganhar o concurso público receberá uma compensação pelo serviço público prestado no controlo de cheias: “No meu despacho vou pedir à APA para calcular qual é a remuneração do serviço público de controlo de cheias que, se for um privado, ou mesmo as Águas de Portugal, vão receber por esse serviço público que prestam à comunidade”.
O plano de construção da barragem de Girabolhos tinha sido suspenso em 2016, mas voltou a ser incluído na estratégia nacional “Água que Une”, assumida pelo anterior Governo em Março de 2025.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc