Home - Últimas - HEN lança concurso público para fábrica de hidrogénio verde em Seia

HEN lança concurso público para fábrica de hidrogénio verde em Seia

Empreitada de 5,4 milhões de euros prevê assemblagem e teste de sistemas de produção de energia limpa

A empresa HEN – Serviços Energéticos Lda abriu concurso público para a construção de uma fábrica destinada à assemblagem e teste de sistemas de produção de hidrogénio verde. O anúncio de procedimento foi publicado esta quinta-feira, 4 de Setembro, em Diário da República.

O contrato, com um valor base de 5,4 milhões de euros, inclui a construção do edifício e o fornecimento e instalação de equipamentos, entre os quais electrolisadores até 250 kW. A empreitada está prevista para a freguesia de Santa Comba, no concelho de Seia, e deverá ter um prazo de execução de 75 dias.

As propostas, segundo a empresa, devem ser apresentadas através da plataforma electrónica ACIN até 18 de Setembro de 2025, uma quinta-feira. O contrato prevê financiamento europeu.

Recorde-se que no dia 15 de Fevereiro de 2023, a HEN – Serviços Energéticos, representada pelo presidente executivo Carlos Oliveira, assinou um contrato no âmbito do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Verde com o Fundo Ambiental. A cerimónia decorreu no Museu da Água em Lisboa e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e de outros membros do Governo.

Este projecto da HEN, de produção e distribuição de hidrogénio verde, prevê um investimento superior a 32 milhões de euros em dois anos, com um co-financiamento a fundo perdido de 7 milhões de euros. A central de produção terá uma capacidade de 4 MW/h e será localizada em Seia. O projecto contempla igualmente o armazenamento de hidrogénio no interior das instalações.

A produção, feita a partir de uma central hidroeléctrica, tem, segundo a empresa, como objectivo a injecção de hidrogénio na rede de gás natural e a distribuição por bombas de abastecimento específicas. O transporte será efectuado através de viaturas pesadas movidas a hidrogénio, distribuído por pontos de carregamento, nomeadamente duas bombas localizadas na região centro, devido à proximidade das auto-estradas A1, A23 e A25, bem como da fronteira com Espanha.

Segundo a empresa, o projecto representará uma mais-valia para toda a região centro, possibilitando a criação de mais de 400 postos de trabalho indirectos no interior do país. A HEN sublinha que este investimento terá um impacto social e económico relevante e contribuirá para um futuro mais sustentável.

LEIA TAMBÉM

Homem condenado por abandono de cão na Barragem do Caldeirão

Um homem de 41 anos foi condenado pelo crime de abandono de animal de companhia, …

Águas Públicas da Serra da Estrela reforça vigilância face a tempestades e garante qualidade e segurança no abastecimento

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou em comunicado que reforçou a sua …