O Hotel Quinta dos Cedros, do Grupo TAVFER, entregou hoje 12 refeições ao Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, uma acção do grupo empresarial de Fernando Tavares Pereira para assinalar simbolicamente o Dia Mundial da Protecção Civil. “É um gesto simbólico, mas muito significativo para estas pessoas, ainda por cima vindo de uma empresa importante no concelho”, agradeceu o comandante da corporação, lembrando que os bombeiros são quase sempre esquecidos.
O responsável da unidade hoteleira referiu que esta oferta é apenas simbólica e foi a forma, em tempos de pandemia, do Grupo TAVFER assinalar em Celorico da Beira o Dia Mundial da Protecção Civil, procurando lembrar, ao mesmo tempo, à comunidade que pode contar com o Hotel Quinta dos Cedros sempre que necessário.
“Esperamos também ajudar a despertar consciências para a necessidade de proporcionar mais carinho a estas pessoas que trabalham diariamente para ajudar o próximo”, explicou Jorge Gonçalves, frisando que o grupo empresarial que representa tem por princípio estar ao lado das instituições que apoiam a população.
Protecção civil surgiu em 1949
O Dia Mundial da Protecção Civil, ou Dia Internacional da Protecção Civil, celebra-se anualmente a 1 de Março, desde 1990, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização. O objectivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da protecção civil, nomeadamente na prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
A protecção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e protecção a toda a população perante um desastre ou acidente.
