A depressão Cláudia, que tem afectado o país de Norte a Sul, continuará a condicionar o tempo no início da semana de 17 a 23 de Novembro, prevendo-se que a chuva dê lugar ao frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A partir de terça-feira, 18 de Novembro, Portugal continental será influenciado por “um fluxo de norte e massa de ar frio, que provocará descida significativa da temperatura do ar”, indicou o organismo. O IPMA acrescenta que os valores serão inferiores aos normais para a época do ano.
O instituto prevê ainda “diminuição da nebulosidade e da precipitação, com ocorrência ocasional de aguaceiros fracos, mais prováveis no final da semana, que serão de neve nos locais mais altos da serra da Estrela”. O vento do quadrante norte soprará por vezes forte no litoral e em terras altas.
A partir de quinta-feira, 20 de Novembro, as temperaturas mínimas poderão cair abaixo de 5°C na região nordeste, com valores próximos de 0°C nas cidades mais altas do interior e perto de -5°C no topo da Serra da Estrela. Prevê-se ainda formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro. As máximas deverão situar-se entre 14°C e 18°C na maior parte do território, e entre 9°C e 12°C nas zonas mais interiores.
Quanto a avisos do IPMA, Faro, Setúbal e Beja permanecem este sábado sob aviso laranja até às 15h00, por chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada. Braga encontra-se na mesma situação, mas o mau tempo poderá abrandar antes do início da tarde. Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Santarém e Lisboa estão sob aviso amarelo, assim como a costa sul e regiões montanhosas da Madeira, devido à previsão de chuva forte e trovoada. Évora tem aviso amarelo por vento, com rajadas até 80 km/h.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc