Planos de acção do PROVERE Aldeias de Montanha, Portugal Romano, Queijos da Região Centro e Fileira dos Vinhos foram formalizados junto às Ruínas Romanas da Bobadela, em Oliveira do Hospital. Investimento reforça a aposta na valorização económica dos recursos endógenos da região Centro e envolve uma comparticipação europeia superior a oito milhões de euros.
A valorização económica dos recursos endógenos da região Centro vai beneficiar de um investimento superior a oito milhões de euros, com fundos do programa Centro2030, aplicados no âmbito de quatro estratégias PROVERE – Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos – que incidem sobre os vinhos, os queijos, o património romano e as aldeias de montanha. A formalização dos planos de acção decorreu na manhã desta quarta-feira, junto às Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Isabel Damasceno, e dos representantes das entidades responsáveis pelas estratégias agora contratualizadas.
“Este é um momento simbólico, mas importante, porque se trata de pensamento estratégico sobre o território, que é muito diferenciado, mas muito rico. A prova disso é que nós hoje estamos a assinar os planos de acção de quatro PROVERE”, afirmou Isabel Damasceno, presidente da CCDR-C, durante a sessão.
Segundo a responsável, já foram anteriormente assinados os planos de acção das Aldeias Históricas e das Aldeias do Xisto, encontrando-se outras três estratégias em fase final de análise. Com os quatro planos agora formalizados, a região Centro totaliza nove PROVERE, número que, nas palavras de Isabel Damasceno, “revela a riqueza, diversidade e originalidade do nosso território”.
A presidente da CCDR-C destacou ainda o envolvimento dos actores locais e regionais na concepção e implementação destas estratégias, sublinhando a sua dimensão transformadora. “Há uma organização, na cabeça e no papel, de estratégias, de acções concretas. Estou absolutamente convicta de que vamos ter acções concretas a acontecer no território para desenvolver estes PROVERE”, referiu.
Em representação da Rede Aldeias de Montanha, José Francisco Rolo, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, salientou a importância da cooperação institucional e da visão de conjunto que orienta esta estratégia. “Une-nos o entusiasmo e vontade de transformar positivamente os territórios da Região Centro. Este é um projecto único que une a serra da Gardunha à serra da Estrela”, afirmou.
Também Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova e da Associação de Municípios do Portugal Romano, considerou que se trata de uma iniciativa com elevado potencial. “É um projecto que irá ter sucesso e que vale a pena”, referiu.
O presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, indicou que a estratégia dedicada à fileira dos vinhos pretende aliar conhecimento, inovação e promoção. “Vai ajudar-nos a conquistar novos mercados e a conhecer melhor a relação do vinho com a saúde”, afirmou.
A Estratégia PROVERE Aldeias de Montanha 2030, com uma comparticipação de 2,25 milhões de euros, tem como objectivo revitalizar e valorizar o património natural e cultural dos territórios de montanha, promovendo a fixação da população e um modelo de desenvolvimento sustentável.
A Estratégia PROVERE Portugal Romano, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, visa promover a valorização económica do património romano, material e imaterial, através de uma abordagem integrada e multissectorial que reforce a competitividade dos territórios.
A Estratégia PROVERE Queijos da Região Centro, também com uma comparticipação de 2,25 milhões de euros, aposta na valorização dos queijos regionais, apoiando os produtores e promovendo a sua identidade e presença no mercado.
A Estratégia PROVERE Fileira dos Vinhos das regiões vitivinícolas do Centro, com idêntico investimento de 2,25 milhões de euros, procura reforçar a competitividade do sector vitivinícola, através de uma aposta na qualidade, inovação e promoção dos vinhos da região.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc