Home - Desporto - Núcleos do Sporting reafirmam vitalidade e exigem maior reconhecimento do clube

Núcleos do Sporting reafirmam vitalidade e exigem maior reconhecimento do clube

Mais de seis dezenas de núcleos do Sporting Clube de Portugal e cerca de 400 pessoas participaram ontem (domingo) no 5.º encontro daquelas associações de adeptos leoninos, promovido pelo empresário Fernando Tavares Pereira em Penalva do Castelo. O evento nasceu durante a epidemia da COVID-19 para apoiar financeiramente os núcleos e, além de adeptos vindos do Algarve, Minho, Beiras, Trás-os-Montes, Alentejo, Grande Lisboa, Grande Porto e até dos Estados Unidos, contou com figuras emblemáticas do clube, como o campeão olímpico Carlos Lopes e Carlos Pereira, antigo jogador e treinador leonino, irmão de Aurélio Pereira, falecido em Abril e homenageado a título póstumo. A cerimónia, de resto, abriu com um minuto de silêncio em memória do homem que descobriu talentos como Cristiano Ronaldo ou Figo. Um momento solene respeitado por todos os presentes onde se incluíam alguns autarcas da região e representantes das tropas especiais comandos.

Fernando Tavares Pereira destacou a forte adesão ao encontro, que ultrapassou as expectativas iniciais, obrigando ao encerramento das inscrições na quinta-feira. “Vieram muitos mais núcleos do que eu pensava. Isto mostra a vitalidade destes encontros, que são essenciais para manter a união entre os sportinguistas espalhados pelo país,” afirmou. “A participação de adeptos vindos do Algarve, Minho, Beiras, Trás-os-Montes, Alentejo, Grande Lisboa, Grande Porto, Açores e até dos Estados Unidos demonstra a abrangência e a importância destas estruturas associativas”, frisou.

O empresário criticou ainda a postura do clube em relação aos núcleos: “O Sporting abandonou os núcleos quando estes precisavam de apoio, particularmente durante a pandemia. Muitos tinham rendas em atraso e foi preciso esta estrutura nascer para os salvar. O Sporting podia facturar mais milhões em merchandising se tivesse uma relação próxima com os núcleos, que são os verdadeiros embaixadores do clube no dia a dia”, diz. “Estes encontros não deveriam ser da minha responsabilidade, mas do Sporting. As pessoas querem o carinho do clube e isso não pode ser ignorado”, assinala.

Sobre a sua experiência como candidato à presidência do Sporting, Fernando Tavares Pereira recordou o processo e a frustração com o resultado: “Fui candidato e, só nesta região, os nossos advogados reconheceram 180 sócios. Destes, só apareceram 47, desaparecendo logo aí uma parte significativa. Para além disso, 6800 votos não foram contabilizados — penso que três ou quatro mil poderiam ter sido para mim. Não ganhava, é verdade, mas a percentagem que teria seria muito diferente”. Confessou que não ficou satisfeito com a actuação da direcção da Assembleia Geral, presidida por Jaime Marta Soares, e admitiu que não espera recandidatar-se. Contudo, sublinhou que se o fizer no futuro será “para passar a mensagem de que o Sporting tem de ter uma união forte com os núcleos e claques”. “Têm de conversar e depois quem não cumprir as regras sofre as consequências. Com as câmaras de vigilância que existem hoje em dia é fácil identificar os infractores. A polícia só não os apanha se não quiser. Temos de estar todos juntos e unidos. Somos todos sportinguistas e somos todos iguais”, concluiu.

O encontro reiterou o papel essencial dos núcleos na promoção e na sustentação da identidade sportinguista, sobretudo fora dos grandes centros urbanos. Para apoiar estas associações, cada núcleo recebeu vouchers para estadias nas unidades hoteleiras do grupo Tavfer, propriedade de Fernando Tavares Pereira, que são depois sorteados pelas próprias associações para gerar receitas locais e ajudar na sua sustentabilidade.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Aveiro desenvolveu bioplásticos a partir de casca de cebola

Um resíduo agro-alimentar abundante e pouco valorizado, a casca de cebola, pode desempenhar um papel …

Ministra do Ambiente ordenou lançamento do concurso para a construção da barragem de Girabolhos

A ministra do Ambiente e Energia Maria da Graça Carvalho determinou hoje o lançamento do …