O Grupo CBI, uma referência do sector têxtil em Portugal com várias fábricas de confecção localizadas em Portugal (Mangualde e Arganil) e Cabo Verde, com cerca de 700 colaboradores, contratou Paulo Júlio para a Direcção-Geral do grupo, a partir de Abril. O grupo conta entre os seus clientes marcas como a Massimo Dutti, Polo Ralph Lauren, Calvin Klein ou Sacoor, entre outras de destaque mundial.
“Será em Abril que assumirei este novo desafio profissional, depois de mais de nove anos de dedicação à Frijobel. Por um lado, agradeço a confiança de todos os colaboradores e sócios desta empresa de Penela, hoje, uma das principais do sector do pescado em Portugal, fundada em 1988 pelo Raul Vasconcelos. Por outro, sinto uma enorme vontade de me dedicar a um novo desafio num grupo têxtil de referência nacional”, referiu o ex-presidente da Câmara Municipal de Penela Paulo Júlio, que actualmente era o CEO da Frijobel.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica com Master em Automação Industrial, Paulo Júlio foi Director-geral em Portugal, da multinacional brasileira Marcopolo, até 2005. Assumiu a presidência da Câmara Municipal de Penela, entre 2005 e 2011, e fez parte do Governo de Portugal, entre 2011 e 2013, onde liderou a reforma da administração autárquica, como Secretário de Estado da Reforma Administrativa.
Francisco Batista, fundador da CBI e um dos empresários de referência no têxtil nacional, sublinha a definição de uma estratégia alicerçada em três eixos prioritários. “Primeiro, a sustentabilidade económica, onde se enquadra o crescimento do grupo, a melhoria de processos, a transição digital e sistemas de informação, e o valor acrescentado da produção de casacos e fatos feitos à medida, bem como a aposta crescente na confecção de gama média/alta”, refere o gestor.
O empresário explica ainda a importância do segundo e terceiro eixos que se irão implementar: “a sustentabilidade ambiental, onde a economia circular, a utilização de materiais recicláveis e a sustentabilidade energética são variáveis importantes, e, finalmente, a sustentabilidade social, com uma cultura organizacional onde as pessoas são o centro da acção, uma vez que essa é a forma de estabilizar e desenvolver os recursos humanos das várias fábricas”. É com este enquadramento estratégico que foi realizada a contratação de Paulo Júlio que sai da Frijobel, onde esteve como CEO desde 2013, uma indústria alimentar de ultracongelados.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
