Invenção desenvolvida no ISEC melhora a segurança, a higiene e a eficiência no uso de gordura alimentar. Dispositivo adapta-se a utilizadores com limitações de mobilidade e pode ser usado em ambiente doméstico ou profissional.
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) obteve uma patente nacional para uma solução inovadora dirigida à indústria alimentar. Designado “Dispositivo Barrador de Gordura Alimentar no Estado Sólido”, o equipamento foi concebido no Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), com o objectivo de permitir a aplicação segura, prática e higiénica de gordura no estado sólido.
Segundo o investigador responsável, o docente do ISEC Luis Roseiro, a criação do dispositivo resultou da identificação de uma necessidade quotidiana associada ao acto de barrar gordura em alimentos. O equipamento apresenta um design funcional e ergonómico, adaptável a qualquer utilizador, incluindo pessoas com limitações de mobilidade na mão, permitindo um manuseamento seguro e eficiente.
Além da melhoria na utilização da gordura, a invenção reduz o desperdício alimentar, reforça as boas práticas de higiene e segurança na preparação de alimentos e assegura a qualidade do produto alimentar aplicado. O dispositivo distingue-se ainda pela facilidade de limpeza e pela sua versatilidade de utilização, tanto em contexto doméstico como em ambiente profissional.
O projecto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por Luis Roseiro, Marco Silva, Pedro Amaro e Vítor Maranha, todos do ISEC, e Pedro Maia, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). As áreas científicas envolvidas incluíram Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Design Industrial.
Para a directora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC, Sara Proença, a nova patente reflecte “o compromisso contínuo do Politécnico de Coimbra com a transformação do conhecimento científico e tecnológico em soluções inovadoras, promovendo a ligação entre a investigação aplicada e as necessidades reais da sociedade e da indústria”.
