Home - Últimas - Politécnico de Coimbra regista patente nacional para dispositivo que permite aplicar gordura alimentar no estado sólido

Politécnico de Coimbra regista patente nacional para dispositivo que permite aplicar gordura alimentar no estado sólido

Invenção desenvolvida no ISEC melhora a segurança, a higiene e a eficiência no uso de gordura alimentar. Dispositivo adapta-se a utilizadores com limitações de mobilidade e pode ser usado em ambiente doméstico ou profissional.

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) obteve uma patente nacional para uma solução inovadora dirigida à indústria alimentar. Designado “Dispositivo Barrador de Gordura Alimentar no Estado Sólido”, o equipamento foi concebido no Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), com o objectivo de permitir a aplicação segura, prática e higiénica de gordura no estado sólido.

Segundo o investigador responsável, o docente do ISEC Luis Roseiro, a criação do dispositivo resultou da identificação de uma necessidade quotidiana associada ao acto de barrar gordura em alimentos. O equipamento apresenta um design funcional e ergonómico, adaptável a qualquer utilizador, incluindo pessoas com limitações de mobilidade na mão, permitindo um manuseamento seguro e eficiente.

Além da melhoria na utilização da gordura, a invenção reduz o desperdício alimentar, reforça as boas práticas de higiene e segurança na preparação de alimentos e assegura a qualidade do produto alimentar aplicado. O dispositivo distingue-se ainda pela facilidade de limpeza e pela sua versatilidade de utilização, tanto em contexto doméstico como em ambiente profissional.

O projecto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por Luis Roseiro, Marco Silva, Pedro Amaro e Vítor Maranha, todos do ISEC, e Pedro Maia, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). As áreas científicas envolvidas incluíram Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Design Industrial.

Para a directora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC, Sara Proença, a nova patente reflecte “o compromisso contínuo do Politécnico de Coimbra com a transformação do conhecimento científico e tecnológico em soluções inovadoras, promovendo a ligação entre a investigação aplicada e as necessidades reais da sociedade e da indústria”.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …