De acordo com os dados revelados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) sobre a qualidade das águas balneares nas praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital – apenas duas estão a ser monitorizadas periodicamente –, Alvôco das Várzeas é a zona balnear que apresenta água de melhor qualidade.
Esta avaliação, feita pelo Instituto da Água no final de cada época balnear, é classificada em quatro níveis de qualidade: “Má, Aceitável, Boa, Excelente”.
De acordo com a legislação comunitária, transposta para o direito nacional, “todas as águas balneares devem ser classificadas como “Aceitável” até ao final da época balnear de 2015. Com esse objectivo devem ser tomadas as medidas adequadas para aumentar o número de águas balneares classificadas como “Excelente” ou “Boa”.
No penúltimo patamar do nível máximo da qualidade da água está por isso a pitoresca praia de Alvôco das Várzeas, banhada pelo rio Alvôco, já que obteve a classificação de “Boa”.
Tida como a rainha das praias fluviais concelhias, Avô é a estância que reúne melhores infra-estruturas de apoio ao recreio balnear, mas as suas águas apenas obtiveram a classificação de “Aceitável”.
Esta diferenciação da qualidade poderá estar relacionada com o facto de esta praia ser banhada pelo Alva – um rio que sofre mais com as descargas de efluentes.
Acompanhe aqui a monitorização da qualidade das águas durante a época balnear, que decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc