Martin Junior Kenny tinha 36 anos quando decidiu ser Água Akbal Pinheiro. Nascido e criado no Zimbabué, emigrou para o Reino Unido aos 20 anos. Ali estudou e trabalhou como chefe de cozinha. Aos 25 anos de idade, enquanto estava em Inglaterra, conheceu Gabriela, com quem terá tido dois filhos, Sebastian e Quintin, ambos rapazes. Vivia uma vida normal em Southampton quando “teve uma experiência espiritual profunda a que chamou o seu ’Pineal Despertar Espiritual’”, pode ler-se no site do Reino do Pineal, um trabalho de recolha do site noticias ao minuto.
Sobre em que consiste esse “despertar”, a seita nada explica, mas assevera que Martin “mudou o seu estilo de vida dedicando-se à investigação do conhecimento ocultista e esotérico, bem como à adopção de várias outras práticas espirituais”.
“Água Akbal Pinheiro é um filósofo espiritual, investigador esotérico e influenciador social”, pode ainda ler-se. Adepto de teorias da conspiração – como se pode comprovar pelo inúmeros vídeos no Youtube – o homem é o líder do misterioso Reino de Pineal.
Foi precisamente na internet que divulgou as suas teorias e ganhou seguidores até que, em 2019, deixou o Reino Unido, com a família, e imigrou para Portugal “com o objectivo de estabelecer uma eco-comunidade com uma escola de mistérios espirituais”.
Ainda segundo o site, ele e a sua família adquiriram algumas terras e começaram a lançar as bases para a comunidade ‘The Pineal Foundation’. Por outro lado, numa informação contraditória, sabemos que os terrenos onde a seita se mantém pertencem a Pione Sisto, internacional dinamarquês que alinhava no Midtjylland.
Gabriela Luna Pinheiro é a mulher de Água Akbal Pinheiro e mãe de Samsara, a criança que nasceu e morreu nesta comunidade.
Gabriela nasceu e foi criada na Polónia. Praticou desportos equestres até aos 19 anos e, com 21, foi para o Reino Unido, onde conheceu o homem que, à data, ainda se chamava Martin. A seita descreve-a como tento um papel fundamental na vida do líder.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc