Uma reportagem da SIC deu ontem a conhecer a história de dois irmãos, Micaela Martins Ferreira e Cláudio Martins, que decidiram mudar-se de Londres para São Romão, concelho de Seia, em plena Serra da Estrela para vender vinho a milionários. Os dois irmãos, naturais do concelho senense, decidiram, segundo a SIC Notícias, abrir uma consultora de vinhos na terra sua terra natal, a Martins Wine Advisor Office & Wine Shop. O objectivo é explorar o mercado extravagantes, em que um vinho alentejano pode custar 500 euros o copo ou 1.500 euros a garrafa. A colecção ainda hoje sobe a preços estratosféricos.
A consultoria feita a grandes marcas fez a ponte para o negócio que hoje parte da Serra da Estrela para o mundo.
“As pessoas reconhecem o nosso esforço porque podíamos ter ido perfeitamente para Lisboa ou para o Porto ou para uma cidade mais perto, mas decidimos vir para aqui também para dar um bocadinho de oportunidade à região e para dar este reconhecimento às pessoas que sempre nos apoiaram”, explica Micaela Martins Ferreira da Martins Wine Advisor.
E a verdade é que não falta quem compre. “Já tivemos no nosso portefólio uma garrafa de 18 litros de Liber Pater 2011 vendida a 180 mil euros, por isso, há muitos clientes para comprar esse tipo de produto. (…) Há cada vez mais milionários e pessoas que querem ter coisas exclusivas”, conta à SIC o director da Martins Wine Advisor Cláudio Martins.
Do encontro dos irmãos Martins com amigos resultou ainda o projecto Código cujo vinho tem a experiência de um embaixador do Dão. “É uma parceira e é uma amizade. Nós estamos juntos porque somos amigos porque, de facto, todos eles são Martins e eu sou o único Massena, mas é uma amizade onde se partilham valores e maneiras de estar e de pensar e acabou por surgir naturalmente porque eu sei fazer vinhos e o Cláudio sabe vendê-los, e o António sabe estruturar todo o caminho. É como um lote de vinho, é tirar o melhor de cada parte e fazer um lote que é uma soma maior das pequenas partes que os constituem, portanto todos temos a ganhar”, explica o enólogo e produtor Tiago Massena.
A Martins Wine Advisor Office & Wine Shop é a primeira garrafeira da Martins Wine Advisor a abrir em Portugal. “Este projecto é a continuidade do que iniciamos em Londres, com a abertura de uma wine shop pertencente ao grupo D&D London. Acreditamos que a MWA Office & Wine Shop vai ter um impacto significativo em Portugal e impulsionar positivamente a região da Serra da Estrela, dado o histórico que a marca tem no mercado nacional e internacional”, explica Cláudio Martins.
O espaço junta “vinhos portugueses excepcionais” e “selecções internacionais requintadas. Oferece também aconselhamento personalizado profissional, degustações e workshops, aspirando “tornar-se num centro de educação de vinho português”.
A reportagem da SIC Notícias:
