Home - Opinião - 25 de Abril de 1974, momentos insólitos de uma revolução… Autor: João Manuel Pais Trabulo

25 de Abril de 1974, momentos insólitos de uma revolução… Autor: João Manuel Pais Trabulo

Há momentos da nossa história que não podemos nem devemos esquecer. E hoje mais uma vez aqui estou a fazê-lo. Estas duas fotos são um momento insólito que ocorreu no 25 de Abril de 1974.

Foi no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, antigo largo da Abegoaria, o encontro de dois amigos, Ten. da GNR Loureiro Pinto e Cap. Salgueiro Maia. Não é assim tão simples e fácil de compreender face à boa disposição entre dois oficiais. Talvez o conhecimento e a amizade mútua evitaram males maiores, não tenho dúvidas…

O vinte e cinco de Abril decorreu na noite de 24 para 25.

Dois velhos amigos encontraram-se nas proximidades do Largo do Carmo na madrugada do dia 25, em missões totalmente opostas num inesperado encontro, o Ten. Loureiro Pinto e o Cap. Salgueiro Maia.

Podemos dizer que foi o encontro da GNR com o MFA!

Muito poucos se poderão orgulhar de fotos semelhantes a estas e que, afinal, foi um encontro pacífico e de bom entendimento. Se as personagens fossem diferentes, talvez os resultados fossem outros!

Um dos intervenientes revela-nos o que se passou neste encontro e quais foram as trocas de palavras. O Cor. Loureiro Pinto respondeu: “Enfim, a História existe e não se apaga por muito que o queiram alguns… Encontro “inesperado” com um Amigo vestido com uma farda diferente e uma missão diferente. Graças à amizade e bom senso, tudo pode terminar em bem. Lembro-me muito bem onde, o que se passou, o que falamos (com o Salgueiro Maia e outros) e até do que estávamos a ver naquele preciso momento. Mas…isso são outras histórias que não cabem aqui…”

Esta é uma verdadeira história. Gente que sabia estar, cada qual no seu lugar. E foram estes e outros momentos desconhecidos que evitaram uma guerra, por uns tantos outros desejada. Parabéns.

“No lugar certo, à hora certa”, revela-nos Herculano Loureiro Pinto, hoje, Coronel da GNR e um Amigo do coração…

Como o tempo passou, já lá vão 48 anos… dois grandes oficiais na Revolução de Abril que contribuíram para um bom entendimento e Amizade.

Autor: João Manuel Pais Trabulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História. Autor: Paulo Freitas do Amaral

Em 1755, quando Lisboa ainda ardia e o chão mal deixara de tremer, soldados patrulhavam …

Bilhete Postal desde a “tempestade” … Se lá em baixo, Vale do Alva, a situação está muito má! Cá pra cima, mais perto do Mondego, está má! Autor: João Dinis

Estas intempéries mais ou menos tempestuosas têm provocado problemas mais ou menos graves.  Os mais …