Home - Últimas - IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana
frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação na semana de 16 a 22 de Fevereiro, após a passagem das tempestades Ingrid, Joseph, Kristin, Leonard, Marta e Nils, pelo território do Continente, mas alerta para uma descida das temperaturas, em especial da mínima.

O IPMA explica que o regime que vigorou desde a terceira semana de Janeiro dará lugar a uma maior influência anticiclónica. “O anticiclone dos Açores irá posicionar-se na região entre os Açores, Madeira e o Continente”, refere o organismo, prevendo um regime de alternância entre dias sem precipitação e dias com chuva.

Segundo as previsões, nos dias 16, 19 e 20 deverão ocorrer passagens de sistemas frontais de actividade moderada, com precipitação mais significativa a norte do sistema Montejunto-Estrela, em especial no Minho e no Douro Litoral. Está igualmente prevista queda de neve nas terras altas do Norte e do Centro.

O vento soprará do quadrante Oeste, por vezes forte e com rajadas nas terras altas e no litoral Oeste.

Quanto às temperaturas, o IPMA antecipa uma descida, sobretudo das mínimas, tendência que deverá acentuar-se no final da semana. Em muitos locais do interior Norte e Centro, os valores mínimos poderão aproximar-se ou descer abaixo dos zero graus Celsius.

LEIA TAMBÉM

Manteigas reforçou rede de abastecimento de água após danos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Manteigas reforçou o sistema de abastecimento de água na sequência dos …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …