Lista da coligação venceu por falta de oposição na freguesia com mais eleitores do concelho. Mais de 1.100 votos foram nulos ou em branco
A freguesia de Moimenta da Beira, no concelho homónimo, distrito de Viseu, registou uma vitória insólita da CDU nas eleições autárquicas do passado dia 12 de Outubro. A lista da coligação PCP/PEV foi a única a ir a votos para aquela Assembleia de Freguesia, depois de os tribunais terem excluído a candidatura independente Dinamizar Moimenta, considerada favorita O resultado, além de entregar a presidência da junta a Maria Emília Costa, reflectiu também um claro protesto eleitoral: 812 boletins foram entregues em branco e 305 considerados nulos, totalizando mais de 1.100 votos sem validade, um número que supera largamente os 674 da CDU.
A exclusão da candidatura independente explica em grande parte este desfecho. A lista Dinamizar Moimenta foi rejeitada por apresentar apenas 87 assinaturas válidas, quando o mínimo legal exigido era 91 proponentes. O caso chegou ao Tribunal Constitucional, que considerou que esta irregularidade não podia ser sanada posteriormente, por se tratar de um requisito essencial da candidatura. Para além disso, PS e PSD não apresentaram listas para esta assembleia de freguesia, que contava com 3.006 eleitores inscritos, dos quais 1.791 compareceram às urnas. A CDU conquistou 37,6 por cento do total dos votos, substituindo na liderança o Movimento Dinamizar Moimenta, que há quatro anos tinha ganho as eleições, elegendo cinco membros para a Assembleia de Freguesia, enquanto o PS, que este ano não se apresentou, conquistava quatro lugares.
Agora, a liderança absoluta é da equipa de Maria Emília Costa, que considera esta vitória uma “oportunidade para demonstrar o trabalho que a CDU quer desenvolver nesta freguesia, um trabalho de contacto directo com a população, com todos e para todos. É aquilo que sabemos fazer”, conclui.
No âmbito do concelho, o Partido Socialista ganhou a Câmara Municipal com 3.816 votos, elegendo cinco vereadores. O PSD obteve 1.372 votos e dois vereadores, enquanto a CDU registou apenas 89 votos, ficando em quarto lugar. Para a Câmara Municipal, na freguesia de Moimenta da Beira, o PS venceu com 1.139 votos, contra 359 da coligação PSD/CDS-PP, enquanto a CDU teve apenas 37 votos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc