Também eu!
Esta é uma das grandes premissas das pessoas que continuam a não aderir ao exercício físico e das que julgam que não conseguem emagrecer. A grande capacidade de comer esbarra na pouca de se mexer! Dias como estes, de quadra natalícia, em que doces, fritos e muito de tudo servem de comunhão familiar, aumentam ainda mais essa capacidade de comer. Tradicionalmente somos um povo que foi educado a comer, culturalmente somos uma sociedade de comida, ou não fosse Portugal destino turístico de eleição pelas suas praias e … Comida! Festivais do Marisco, da Sopa da Pedra, da Francesinha, do Borrego, do Queijo da Serra, etc, etc, fazem dos fins-de-semana portugueses hinos à alimentação em massa.
E o que podemos fazer?
Do meu ponto de vista e de forma muito sincera, comer bem e gastar o que se come! E esse é o problema, comer bem não é comer muito, e quando se come muito fica-se parado.
Esta semana vou tentar explicar uma teoria muito própria: carro a gasolina ou carro a diesel?
Eu sou um carro desportivo de alta cilindrada a gasolina, e vocês? Se comparar o gasto de combustível de um carro a gasolina e de um carro a diesel percebe-se que ambos fazem uma determinada quilometragem mas um gasta mais que outro! O carro a gasolina por ser “geneticamente” mais rotativo gasta mais. Fazendo a analogia para a alimentação e respetivo gasto, uma pessoa ativa gasta mais calorias, mesmo comendo muito.
O ideal será comer bem e gastar.
Imprima uma pirâmide dos alimentos e oriente a sua alimentação diária. Se consumir as porções diárias descritas estará a comer bem de certeza.
Acompanhe as comidas mais condimentadas (guisados) com um copo de vinho, vegetais e fruta; Nos dias de festa coma fruta e beba água antes da refeição; Não adoce o café se comer sobremesa. Não coma batatas, arroz, massas e pão se comer sobremesas.
Se não tem tempo, não é fã do exercício ou não quer realizar exercício então adira a pequenos truques: Tente andar; Subir escadas; Levantar-se e sentar-se da cadeira várias vezes antes e depois de comer; Deixe o carro mais longe; Não se mire ao espelho em elevadores; Utilize calçado confortável; Mexa-se por natureza e rotina.
Se é fã do exercício físico treine 3 a 4 vezes por semana com esforço. Em dias de festa tente treinar antes do apronto alimentar e no dia seguinte.
Claro está que tudo é mais fácil se consultar uma nutricionista para aprender a comer melhor e consultar um técnico de desporto para aprender a gastar, contudo, ciente do conhecimento e pensar do “comum mortal” nada melhor que umas dicas que o ajudarão a comer melhor gastando mais.
Acredite que quanto mais se mexer mais poderá comer………..carro a gasolina!
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
