Home - Últimas - ANEPC apresenta amanhã o Dispositivo Integrado Conjunto para a Serra da Estrela

ANEPC apresenta amanhã o Dispositivo Integrado Conjunto para a Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) realiza amanhã, dia 20 de Dezembro, às 15h00, na Torre (Serra da Estrela), a cerimónia de apresentação do Dispositivo Conjunto de Operações de Protecção e Socorro para resposta a situações de emergência no Maciço Central.

A Serra da Estrela, pelas suas características próprias, é um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental, atraindo todos os anos, principalmente durante o Inverno, milhares de pessoas.

Este afluxo de visitantes leva a ANEPC a planear e operacionalizar anualmente um dispositivo integrado conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da protecção e socorro, que actua sob a orientação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).

Integram este dispositivo os Corpos de Bombeiros da Covilhã, Seia, Manteigas, Gouveia, Loriga e São Romão, o Grupo de Resgate em Montanha, da Força Especial de Protecção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e outras forças e meios qualificados para a execução de missões de protecção e socorro disponibilizados por entidades com especial dever de colaboração.

A Cerimónia contará com a presença do Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, do Comandante Nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, do Comandante Regional de Emergência e Protecção Civil do Centro, Francisco Peraboa, do Comandante Sub-regional de Emergência e Protecção Civil das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca, entre outros representantes de diversas Entidades que integram o sistema nacional de protecção civil e concorrem para este dispositivo.

LEIA TAMBÉM

Arganil Rock 2026 anima Cerâmica Arganilense a 4 de Abril

O Arganil Rock regressa a 4 de Abril, a partir das 22h30, à Cerâmica Arganilense, …

Presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, assume liderança distrital do PSD e promete diálogo e unidade

A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, assumiu ontem a presidência da Comissão Política …