Home - Últimas - Arganil estima prejuízos de um milhão de euros por causa do mau tempo de Inverno

Arganil estima prejuízos de um milhão de euros por causa do mau tempo de Inverno

O município de Arganil registou prejuízos na ordem de um milhão de euros na sequência do mau tempo que atingiu o concelho nos meses de Janeiro e Fevereiro, com particular incidência da tempestade Kristin. De acordo com o levantamento efectuado pelo município, os danos mais significativos ocorreram em equipamentos e infra-estruturas municipais, que totalizam cerca de 820 mil euros. Já os prejuízos em equipamentos de colectividades, instituições particulares de solidariedade social e edificado religioso ascendem a 67 mil euros. Por sua vez, os danos em equipamentos e infra-estruturas pertencentes às freguesias rondam os 120 mil euros, tendo sido registadas ocorrências em 11 das 14 freguesias e uniões de freguesia do concelho.

O trabalho de inventário e valorização incidiu sobre um conjunto alargado de infra-estruturas públicas, permitindo uma avaliação global dos impactos provocados por este fenómeno meteorológico extremo.

O levantamento será agora reportado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, etapa necessária para a formalização de candidaturas e acesso aos mecanismos de financiamento destinados à recuperação das infra-estruturas afectadas, no âmbito das medidas excepcionais criadas para responder à situação de calamidade.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, refere que o concelho foi relativamente poupado pela depressão Kristin, mas sublinha que as depressões que se seguiram trouxeram elevados níveis de precipitação, provocando diversos estragos. O autarca manifesta ainda a expectativa de que a atribuição dos apoios possa ocorrer com brevidade.

Numa fase inicial, a situação de calamidade abrangia 68 municípios, tendo sido posteriormente alargada a mais 22 concelhos, entre os quais Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua. O alinhamento de tempestades culminou com a tempestade Kristin, que teve maior incidência na madrugada de 28 de Janeiro, com vento e precipitação intensos e de rápida evolução, causando danos sobretudo na região Centro.

LEIA TAMBÉM

Carregal do Sal vai ter festival internacional de cinema dedicado aos direitos humanos

O auditório do Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, município de Carregal …

Gestor dos Bombeiros de Tábua acusado de desviar 369 mil euros

O Ministério Público acusou um gestor dos Bombeiros Voluntários de Tábua de se apropriar indevidamente …