Uma equipa de arqueólogos identificou estruturas murárias medievais de grandes dimensões na Estação Arqueológica do Couto do Mosteiro, no sítio do Passal, em Santa Comba Dão. Segundo o arqueólogo Pedro Matos, responsável pelas escavações, os muros agora descobertos são contemporâneos da igreja medieval de Sancta Columba e encontram-se dispersos pela plataforma onde se localiza a actual igreja matriz, abrangendo também a casa paroquial e a zona de estacionamento.
As escavações, que decorrem desde 2021, têm permitido aprofundar o conhecimento sobre este local de ocupação humana com mais de dois milénios de história. A mais recente campanha arqueológica, realizada no Verão de 2024 e no início deste ano, veio reforçar as descobertas anteriores, trazendo à luz novos vestígios romanos e medievais que confirmam a importância histórica da área.
Os trabalhos desenvolvem-se anualmente com a participação de estudantes de licenciatura e mestrado em Arqueologia da Universidade de Coimbra, proporcionando uma oportunidade de formação prática e de investigação. A relevância das descobertas no Couto do Mosteiro, segundo a autarquia, sublinha a necessidade de preservação e valorização deste património, contribuindo para o enriquecimento da história de Santa Comba Dão.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc



