Home - Últimas - Autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo apoia produtores de gado com 40 mil euros

Autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo apoia produtores de gado com 40 mil euros

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo atribuiu apoios financeiros a 80 produtores de gado do concelho, no valor total de cerca de 40 mil euros, no âmbito do regulamento municipal para o fomento da produção pecuária, criado em 2024. A informação foi avançada esta sexta-feira pela autarquia, em comunicado.

Segundo os dados divulgados, foram aprovadas candidaturas relativas a 8.658 cabeças de gado: 7054 ovinos, 1558 bovinos e 46 caprinos. Os montantes atribuídos correspondem a dez euros por cada animal bovino, três euros por cada ovino e caprino e três euros e cinquenta cêntimos por cada ovino da raça churra da Terra Quente, uma espécie em risco de extinção.

De acordo com o município, os apoios, atribuídos a fundo perdido, têm como objectivo garantir a continuidade da actividade pecuária e atenuar os impactos da inflação e do aumento dos custos de produção.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, considera que este incentivo “é uma forma de preservar a sustentabilidade da nossa economia rural, atenuando as dificuldades que os produtores encontram pela frente”. O autarca sublinha ainda que se trata de um concelho “maioritariamente e orgulhosamente agrícola” e que, por isso, “temos de valorizar quem se dedica a esta área, dando-lhes condições para continuarem a apostar e a investir”.

Carlos Condesso acrescenta que a actividade pecuária “tem uma expressão significativa no concelho, gerador de riqueza”, e assegura que o apoio financeiro será mantido nos próximos anos.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …