Home - Outros Destaques - Câmara de Oliveira do Hospital investe mais de 200 mil euros na recuperação de caminhos florestais entre Vale Torto, Seixo da Beira e Sobreda

Câmara de Oliveira do Hospital investe mais de 200 mil euros na recuperação de caminhos florestais entre Vale Torto, Seixo da Beira e Sobreda

Intervenção foi adjudicada por concurso público à empresa Bem Cuidada, Lda., com um prazo de execução de 180 dias. Obra visa corrigir danos provocados pelos incêndios de Setembro de 2024 e melhorar as condições de circulação.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai avançar com a requalificação de cerca de dez quilómetros de caminhos públicos florestais na freguesia de Seixo da Beira, num investimento de 210.310,78 euros. A intervenção, adjudicada à empresa Bem Cuidada, Lda., foi aprovada na reunião do executivo realizada a 12 de Junho.

A empreitada abrange os percursos que ligam a localidade de Vale Torto a Seixo da Beira e a Vale Torto a Sobreda, vias fortemente danificadas pelos incêndios que deflagraram em Setembro do ano passado e que afectaram também o território do concelho de Oliveira do Hospital, após começarem nos concelhos vizinhos de Seia e de Nelas. Para além dos prejuízos nos espaços florestais, o fogo provocou estragos significativos em estradas municipais e em parte da rede viária secundária.

O presidente da câmara, José Francisco Rolo, considera que “a recuperação dos caminhos florestais é um investimento estratégico, inserido num conjunto de políticas municipais de defesa da floresta, de protecção das pessoas e, em simultâneo, um investimento que contribui para a valorização do nosso território”. No mesmo enquadramento, sublinha que com esta acção “estamos a contribuir para termos aldeias mais seguras, protegidas e preparadas para o futuro”.

Os trabalhos agora contratualizados contemplam a reparação do piso com aplicação de material britado (tout-venant), a desobstrução de valetas e o perfilhamento de bermas, com o objectivo de garantir melhores condições de circulação e reforçar a segurança rodoviária para todos os utentes. A obra deverá estar concluída até ao final do ano, estando previsto um prazo de execução de 180 dias após o início da intervenção.

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …