Depois do coronavírus ter impedido a celebração da festa do Carnaval em Ciudad Rodrigo no ano passado, agora o Carnaval del Toro regressa mais forte do que nunca. E aproveita para recuperar uma das tradições carnavalescas perdidas há cerca de meio século: as ‘cinzas’ ‘. Por isso, haverá mais um dia de festa. São esperadas cerca de 40 mil pessoas por dia de sexta a terça-feira.
Antigamente, na tarde de terça-feira de Carnaval, o povo de Ciudad Rodrigo reuniam-se na praça de touros para pedir ao Alcaide que concedesse mais um dia de festa na cidade. “Algumas vezes era concedido, outras não “, lembra o Alcaide de Ciudad Rodrigo, Marcos Iglesias, em declarações ao jornal Tribuna de Salamanca.
Quando foi concedido, os Mirobrigenses (habitantes da Ciudad Rodrigo) festejaram mais um dia. Na altura, a população juntava-se para arranjar donativos para financiar o dia. No entanto, há cerca de cinquenta anos atrás, a tradição perdeu-se. Talvez pela falta de demanda popular ou talvez pelo custo económico que isso acarretava para os cofres municipais. Mas a verdade é que a celebração das cinzas envolveu tensões entre a Câmara Municipal e o Bispado por transformar um dia destinado ao catolicismo em feriado.
Agora, provavelmente, haverá mais um dia de festa, embora segundo a tradição os munícipes tenham de o solicitar ao Alcaide na tarde de terça-feira que garantidamente será concedido. Em bom rigor, já está tudo preparado e haverá um touro das cinzas às nove da manhã, uma corrida urbana e uma festa com picadores. “Tudo está programado para ser mais um dia de Carnaval completo, será um dia muito bonito, um dia histórico e um dia inesquecível”, disse Marcos Iglesias àquele jornal de Salamanca.
A decisão de recuperar as cinzas foi tomada no ano passado, após a suspensão do Carnaval. Nessa altura, os funcionários municipais decidiram que a primeira vez que o Carnaval pudesse ser celebrado “haveria condições de dar mais um dia de festa, como forma de recordar aqueles tempos em que havia mais um dia de festa e compensando de alguma forma a suspensão de 2021, é um gesto histórico relembrar aquele passado e aquela falta de carnaval no ano passado”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
