Home - Outros Destaques - Churrasco Solidário em Meruge ajuda a construir novo lar

Churrasco Solidário em Meruge ajuda a construir novo lar

Iniciativa promovida pela ADSC Vale do Cobral realiza-se no Domingo, dia 13 de Julho, e decorre no terreno onde está a nascer o futuro lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário da freguesia.

A Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário (ADSC) Vale do Cobral vai promover, no próximo Domingo, dia 13 de Julho,  mais uma acção de angariação de fundos para a construção do novo lar de idosos da freguesia. A iniciativa, intitulada “Churrasco Solidário”, terá lugar precisamente no terreno e nas instalações em construção, em Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, permitindo à população ver de perto o andamento da obra.

O projecto, adjudicado à empresa Fonseca e Fonseca, contempla lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Tem um prazo de execução de 24 meses e um custo global de cerca de 2,8 milhões de euros. A comparticipação pública, através do programa PARES 3.0, é de 1,8 milhões, cabendo à associação e à comunidade local garantir a diferença, que ultrapassa um milhão de euros.

Apesar da dimensão do desafio financeiro, a ADSC Vale do Cobral mantém a confiança na mobilização da população e na tradição local de auto-construção de equipamentos colectivos. “Acreditamos na força da comunidade e no sonho de termos uma casa amiga, com qualidade e segurança, para acolher os nossos idosos”, refere a direcção da associação.

O programa do dia é diversificado e arranca logo pelas 8h30 com a caminhada “Rota das Antropomórficas”, com ponto de partida na Jariça (local das obras), e passagem pelas sepulturas antropomórficas de São Bartolomeu. A inscrição tem um custo de 2,5 euros.

Às 12h00, será celebrada missa campal no terreno adjacente à futura instituição, presidida pelo pároco António Loureiro. Os cânticos estarão a cargo da Tuna e Cantares da Associação Amigos de Meruge.

O almoço – o chamado Churrasco Solidário – será servido a partir das 13h00, por 12,5 euros. O menu inclui caldo verde, grelhada mista com arroz de feijão e sobremesa.

A organização apela à participação da comunidade, num dia que alia natureza, espiritualidade, gastronomia e solidariedade. “Cada gesto conta para transformar este sonho antigo numa realidade concreta”, sublinha a ADSC Vale do Cobral.

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …