Home - Últimas - Chuva e descida da temperatura vão marcar o Carnaval em Portugal

Chuva e descida da temperatura vão marcar o Carnaval em Portugal

O Carnaval deste ano será acompanhado por dias de chuva e oscilações de temperatura em Portugal continental, devido à influência de uma depressão que começará a afectar o estado do tempo a partir de quinta-feira, 27 de Fevereiro, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com um comunicado do IPMA, “a partir de dia 27 de Fevereiro, uma depressão com expressão em altitude irá ficar centrada a oeste de Portugal Continental, afectando assim o estado do tempo no período compreendido entre os dias 27 de Fevereiro e 4 de Março, incluindo assim a época de Carnaval”.

Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros já no dia 27, começando pelo litoral e estendendo-se gradualmente às regiões do interior. Entre os dias 28 de Fevereiro e 2 de Março, a precipitação será mais provável nas regiões Centro e Sul, embora o IPMA saliente que a posição da depressão poderá influenciar a distribuição da chuva. Poderá ainda registar-se queda de neve acima dos 1400 a 1600 metros de altitude no dia 27, e não se descarta a ocorrência de trovoadas entre 28 de Fevereiro e 2 de Março.

O vento será fraco a moderado de sul/sueste, rodando para o quadrante leste até 4 de Março, soprando com maior intensidade nas terras altas.

Quanto às temperaturas, prevê-se alguma oscilação ao longo deste período. A mínima deverá variar entre os 7 e 10°C no litoral e entre os 0 e 7°C no interior. Já a temperatura máxima deverá situar-se entre os 14 e 19°C nas regiões do litoral e entre os 12 e 18°C no interior.

Com o enchimento da depressão, o IPMA antecipa que os aguaceiros se tornem mais dispersos e menos frequentes nos dias 3 e 4 de Março, restringindo-se sobretudo à região Sul.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …