O Clube de Pesca e Caça do Mondego, com sede na localidade de Aldeia Viçosa, apresentou uma candidatura ao orçamento participativo da Câmara Municipal da Guarda na qual se propõe criar a “Grande Rota do Vale do Mondego – por caminhos de outrora”. A verba de 50 mil euros, caso este projecto seja vencedor, servirá para requalificar 30 quilómetros “de velhos caminhos e estradas utilizadas outrora, passando por Aldeia Viçosa, Faia, Mizarela, Vila Soeiro, Pêro Soares, Ramalhosa, Cavadoude e Vila Cortês.
“Será uma rota circular, pedestre e ciclável, entre as aldeias do Vale, com o Rio Mondego como centralidade do projecto. Há a intenção de ligar os Passadiços do Mondego, em Vila Soeiro, a todo o Vale. A maior parte do caminho é em terra batida e encontra-se já em boas condições. No entanto, haverá intervenção de máquinas niveladoras para abertura de alguns troços e colocação de saibro compactado em determinados espaços específicos”, esclarecem os autores do projecto, frisando que será feito um forte investimento em placas indicativas de direcção e painéis informativos.
A Grande Rota, explicam, passará dentro de cada aldeia para dar a conhecer a riqueza patrimonial das localidades. “Para tal, haverá em cada uma um painel informativo que contará um pouco da história e cultura locais. O caminho poderá ser percorrido num todo ou em partes, com os troços bem definidos entre as freguesias”, sublinham.
Os amantes da bicicleta também não serão esquecidos e vão ter percursos marginais tranquilos, ou de outros mais arrojados, na serra, para o BTT. “Inevitavelmente, haverá diversos pontos para banhos. Esta Grande Rota vai oferecer cenários únicos e diversificados, com percursos ripícolas e serranos, urbanos e rurais, aproveitando parte da calçada romana e do caminho de Santiago. Queremos mergulhar cada visitante nas maravilhas da natureza, cultura e património local”, resumem os autores da candidatura.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
