O município de Tondela vai comparticipar as obras de conservação e restauro da Capela de S. Simão, localizada na povoação de Figueiral, na freguesia de Castelões. O protocolo de apoio financeiro à empreitada foi assinado no domingo (16 de Fevereiro) pela presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, e pelo responsável da Fábrica da Igreja Paroquial de Castelões, padre Alcides Vilarinho. A cerimónia contou também com a presença dos vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca, além de vários habitantes locais.
A autarquia irá apoiar as obras na capela com um montante de 26.615 euros. O espaço religioso, datado de 1728, sofrerá uma intervenção profunda, que incluirá o retábulo, as imagens e a estrutura do edifício.
Após a assinatura do protocolo, Carla Antunes Borges expressou que era “com muito gosto” que o executivo se associava ao projecto, esperando que “toda a população se reconheça nesta importante obra”. Destacou ainda a importância do apoio à conservação do património religioso, referindo que a Câmara tem feito vários protocolos semelhantes com diversas comissões fabriqueiras, devido ao reconhecimento da relevância deste património para o município.
A presidente sublinhou que, sem o apoio da autarquia, seria difícil para as freguesias arcar com os custos destas obras. “Investimos nestas requalificações porque sabemos que, sem a ajuda da câmara, seria muito complicado para as povoações e para as comissões fabriqueiras realizarem estas intervenções”, acrescentou, reforçando o compromisso da Câmara com a “coesão territorial do concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Gonçalo Pereira, referiu que o dia era “memorável para o Figueiral”, uma “pequena povoação que merece todo o carinho”. “Finalmente, vamos recuperar a capela de S. Simão, que, pelo seu património, necessitava urgentemente destas obras. Demorou, mas conseguimos graças à união entre a câmara, a junta e a fábrica da igreja”, afirmou.
O padre Alcides Vilarinho, por sua vez, destacou que, embora a capela seja “pequena” e “antiga”, ela possui um valor imensurável. “Em nome da Fábrica da Igreja e das pessoas do Figueiral, agradecemos à Câmara Municipal de Tondela esta ajuda, que é fundamental. Sem ela, seria muito difícil realizar estas obras”, afirmou, sublinhando que a intervenção permitirá “às próximas gerações usufruírem de um património que é de todos”.
Parque Vale do Homem intervencionado
Ainda no domingo, o executivo municipal esteve na aldeia de Múceres, onde assinou com a Junta de Freguesia de Castelões um protocolo no valor de 6 mil euros para apoiar a elaboração do projecto de requalificação do Parque Vale do Homem, que acolhe anualmente a Feira da Castanha e a Feira Gastronómica. O acordo foi formalizado no Clube Desportivo e Recreativo de Múceres, com a presença de dezenas de populares.
“Hoje é um dia importante para esta povoação e para a juventude deste povo. É essa associação que dinamiza parte da freguesia. Aguardávamos com ansiedade este dia, e vocês também”, resumiu o presidente da Junta de Castelões.
Carla Antunes Borges explicou que o protocolo estabelecido “vai permitir à junta de freguesia ter os recursos necessários para contratar a execução do projecto de intervenção” para a zona de lazer. Garantiu também que, após a conclusão do projecto, a Câmara estará disponível para apoiar no lançamento do concurso para a obra.
“Este projecto de requalificação é fundamental para as actividades realizadas pelas associações no Parque Vale do Homem, mas mais do que isso, sabemos que aquele espaço é um ponto de encontro de várias iniciativas da freguesia”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc