Um arqueólogo do município do Carregal do Sal descobriu naquele concelho um monumento funerário inédito localizado na proximidade da Orca dos Fiais da Telha, no território pertencente à Freguesia de Oliveira do Conde. Estima-se que este monumento tenha cerca de 3000 anos.
A construção tumular agora descoberta, caracteriza-se essencialmente pela existência de uma pequena elevação artificial no terreno, de poucos decímetros de altura, constituída por uma presença significativa de blocos graníticos que, formam uma espécie de couraça pétrea com cerca de seis metros de diâmetro, onde seriam depositadas cinzas ou vestígios osteológicos resultantes da prática incineratória.
“As acções de prospecção arqueológica no concelho continuam a revelar o nosso vasto património cultural concelhio. Esta descoberta contribui um importante acréscimo para o enriquecimento e compreensão da Necrópole Megalítica Fiais/Ameal, património arqueológico de incontestável riqueza e importância no Concelho de Carregal do Sal”, revela uma nota da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
