Home - Últimas - Entrudo de Quintela de Azurara promete atrair milhares de visitantes com tradições centenárias

Entrudo de Quintela de Azurara promete atrair milhares de visitantes com tradições centenárias

A partir de domingo e até à terça-feira de Carnaval, Quintela de Azurara acolhe o vibrante Entrudo, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde. Este evento, que celebra séculos de tradições, promete encantar os visitantes com a Fogueira, as famosas Papas de Milho, a Sacada e o emocionante Enterro do Entrudo.

O presidente da Junta de Freguesia de Quintela, Rui Marques, destaca a importância de manter viva esta tradição centenária, que envolve a comunidade e atrai cada vez mais visitantes a cada ano. “Mais uma vez, vamos cumprir esta tradição de vários séculos para vivermos um Entrudo totalmente português, que envolve a nossa a comunidade e que, ano após ano, atrai cada vez mais visitantes”, explica o autarca.

Durante os três dias de festividades, os visitantes poderão desfrutar da Feirinha com produtos regionais, Baile de Máscaras, jogos tradicionais, um passeio nocturno de BTT, teatro de palhaços, animação de rua, espectáculos de fogo e muita música.

Um dos momentos altos da festividade ocorrerá na segunda-feira, 3 de Março, com uma grande fogueira que se manterá acesa até ao final da noite de terça-feira, quando o Entrudo será queimado.

Em Quintela de Azurara, que faz parte das Aldeias de Portugal, a tradição das papas de milho é um dos atractivos mais esperados. Às 22h30 da segunda-feira, todos os cafés e o Rancho Folclórico “Os Azuraras” servirão, de forma gratuita, papas de milho, doces e salgadas, a todos os moradores e visitantes.

Após uma noite de festa, às 5h00 de terça-feira, a celebração continua com a “canta-se a madrugada” e o consumo de café na panela de ferro.

A Sacada, uma prática secular, terá lugar a partir das 17h15 de terça-feira, onde os jovens solteiros, mascarados e armados com sacas de serapilheira ou linho, desafiam os homens mais velhos a participar. Rui Marques espera que milhares de pessoas visitem os festejos, que são considerados um Carnaval único e tradicional.

O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, sublinha que este “é um Carnaval único, muito tradicional, que temos a obrigação de proteger, manter e projectar”.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …