Home - Últimas - Festa das Cruzes do Guardão realiza-se a 31 de Maio com novo estatuto no património imaterial

Festa das Cruzes do Guardão realiza-se a 31 de Maio com novo estatuto no património imaterial

A tradição religiosa de mais de 300 anos, que junta as freguesias de Guardão, Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros, foi este ano inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A secular Festa das Cruzes volta a cumprir-se no Guardão, no concelho de Tondela, a 31 de Maio. Em 2025, esta manifestação religiosa, considerada uma das mais antigas e participadas do município, contará com um novo reconhecimento: a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, aprovada pelo Património Cultural (INPCI), após proposta apresentada em Janeiro pela câmara municipal.

Celebrada tradicionalmente por alturas da Ascensão, quarenta dias após a Páscoa, a Festa das Cruzes reúne há mais de três séculos as populações de quatro freguesias — Guardão, Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros — num acto de devoção a Nossa Senhora dos Milagres. Segundo a tradição, trata-se do cumprimento de uma promessa antiga, em agradecimento à intervenção divina na expulsão dos mouros.

A romaria começa com o desfile das cruzes engalanadas e acompanhadas por lanternas. Ao som de ladainhas, os fiéis percorrem o caminho da Capela de São Bartolomeu até à Igreja do Guardão, onde se dá o simbólico abraço das cruzes. Após este momento central, decorre uma eucaristia, seguida de um cortejo com a participação das cruzes das quatro paróquias e largas centenas de devotos e romeiros, oriundos não só das freguesias envolvidas mas também de localidades vizinhas da região serrana.

A câmara municipal de Tondela recorda, em nota, que esta celebração “se distingue pela sua continuidade histórica, carácter comunitário e forte simbolismo religioso”, sublinhando o envolvimento das populações e a singularidade do percurso e dos rituais. Com a recente inscrição no Inventário Nacional, a autarquia pretende “reforçar a salvaguarda e valorização deste património vivo, em articulação com as comunidades locais”.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …