
Não estivesse ainda em vigor o protocolo existente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e já o bloco de cirurgias do hospital de Oliveira do Hospital estaria inactivo.
Convidado pela unidade hospitalar, o presidente da ARS Centro visitou na semana passada a instituição e deu conta do atraso que se verifica no processo de adesão do hospital da FAAD ao SIGIC por razões burocráticas. Tem valido ao hospital a manutenção do protocolo com aquela administração de saúde, que tem possibilitado a actividade do bloco operatório. Esta preocupação foi transmitida pelo presidente do Conselho de Administração da FAAD que – segundo contou ao diário online do Correio da Beira Serra – solicitou à ARS a manutenção do referido protocolo até que “o hospital atinja uma produção em SIGIC semelhante à produção cirúrgica actual”. “Se deixássemos de fazer operações e, nos restringíssemos ao SIGIC, neste momento, o bloco estava encerrado”, assegurou Sebastião Antunes, sublinhando que só para amanhã 28 de Fevereiro, o hospital tem agendadas 25 cirurgias de cataratas.
Desde que teve início o processo de integração no SIGIC, o hospital da FAAD viu a sua actividade cirúrgica resumida a utentes provenientes dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil. Note-se que, até àquela data, o hospital operava utentes de toda a região centro. O presidente do Conselho de Administração da FAAD não nega um decréscimo no número de cirurgias, mas sublima que não se trata de uma redução muito expressiva.
O processo burocrático está a atrasar as cirurgias ao abrigo do SIGIC e Sebastião Antunes lamenta que pessoas de Oliveira do Hospital estejam a receber vales cirúrgicos para serem operadas noutros hospitais como é o caso de Badajós.
25 camas para Cuidados Continuados
Entretanto, no “bom caminho” estará a adesão do hospital de Oliveira do Hospital à Rede Nacional de Cuidados Continuados. “Ponderou-se um avanço desta situação para as 25 camas”, adiantou Sebastião Antunes, referindo que as mesmas se destinarão às vertentes de convalescença e média-duração. Está, contudo, consciente de que também estará em causa um processo moroso, até porque o hospital deverá ser sujeito a “obras de adaptação”.
Liliana Lopes
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc