Home - Últimas - ICNF prepara novo apoio ao pastoreio para prevenção de incêndios

ICNF prepara novo apoio ao pastoreio para prevenção de incêndios

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a desenvolver uma nova medida de apoio ao pastoreio no âmbito da prevenção de incêndios, após a fraca adesão ao financiamento anteriormente disponibilizado.

Os concursos para apoiar as chamadas cabras sapadoras — rebanhos de ovelhas e cabras que contribuem para a limpeza de terrenos — foram lançados na sequência dos grandes incêndios de 2017. No entanto, a procura ficou muito aquém do esperado, com as candidaturas aprovadas a totalizarem cerca de 800 mil euros, quando estavam disponíveis dez milhões de euros nos três avisos abertos entre 2018 e 2019.

A reduzida adesão levou a uma reflexão dentro do ICNF, que concluiu que “o valor financiado por hectare de pastoreio era baixo, tendo em conta a exigência que uma actividade de pastoreio acarreta”, afirmou a instituição à agência Lusa, em resposta escrita.

Segundo o ICNF, outro factor que poderá ter condicionado a participação foi a “inexistência de uma medida financiadora que permitisse ao pastor obter assistência técnica para a submissão de candidaturas e pedidos de pagamento”.

Com a execução das candidaturas dos três avisos anteriores concluída (a última terminou a 31 de Dezembro de 2024), o ICNF está agora a preparar “uma medida que visa apostar na prevenção dos incêndios rurais”, recorrendo, “designadamente, ao pastoreio”. O lançamento deverá ocorrer ainda este ano.

Os três avisos anteriores permitiram apoiar 48 rebanhos de cabras e ovelhas, num total de 10.033 animais aprovados, dos quais cerca de sete mil eram caprinos. Destes rebanhos, quatro são geridos por entidades públicas, estando a maioria concentrada nas regiões Centro (15) e Norte (21).

No total, ficou contratualizada a limpeza de 3.346 hectares ao longo de cinco anos. Durante o processo, registaram-se ainda 13 desistências, indicou o ICNF.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …