Home - Outros Destaques - Incêndio em Oliveira do Hospital dado como dominado, mas autarquia mantém preocupação com reacendimentos

Incêndio em Oliveira do Hospital dado como dominado, mas autarquia mantém preocupação com reacendimentos

Fogo começou em Arganil na quarta-feira e chegou a ameaçar a cidade de Oliveira do Hospital

O incêndio que começou no concelho de Arganil e que alastrou para o município de Oliveira do Hospital foi dado como “completamente dominado” ao final da manhã deste sábado, informou fonte oficial da autarquia. A preocupação concentra-se agora nos reacendimentos e nos trabalhos de rescaldo numa área extensa e de acessos difíceis.

Em declarações prestadas à agência Lusa pelas 11h05, fonte da câmara de Oliveira do Hospital indicou que “as frentes activas que mereciam mais preocupação e que estiveram durante a noite na zona de São Sebastião da Feira, freguesia de Penalva de Alva, e em Vilela, freguesia de Nogueira do Cravo, já foram extintas”.

Segundo a mesma fonte, os operacionais permanecem no terreno atentos aos reacendimentos. “É uma área muito vasta e de acessos difíceis, haverá muito trabalho pela frente na vigilância e no rescaldo”, acrescentou.

Durante a noite, as chamas consumiram áreas de mato e floresta e chegaram a aproximar-se da cidade de Oliveira do Hospital, mas foram dominadas, tendo contribuído para o controlo a humidade nocturna e a diminuição do vento.

Na sexta-feira, o fogo obrigou à evacuação de alguns empreendimentos turísticos e ao cancelamento de reservas. Na Ponte das Três Entradas, onde conflui a junção dos rios Alvoco e Alva, uma unidade hoteleira de quatro estrelas que estava cheia foi evacuada. O mesmo aconteceu com outra unidade em Vila Pouca da Beira, por onde o fogo passou, sem causar danos.

A reportagem da Lusa constatou a destruição provocada pelas chamas ao longo de cinco quilómetros de estrada nas margens do rio, entre Vila Cova de Alva, no concelho de Arganil, e Avô, em Oliveira do Hospital.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, pelas 11h30 deste sábado o incêndio de Arganil era combatido por 1014 operacionais, apoiados por 332 viaturas e 17 meios aéreos.

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …