Fogo começou em Arganil na quarta-feira e chegou a ameaçar a cidade de Oliveira do Hospital
O incêndio que começou no concelho de Arganil e que alastrou para o município de Oliveira do Hospital foi dado como “completamente dominado” ao final da manhã deste sábado, informou fonte oficial da autarquia. A preocupação concentra-se agora nos reacendimentos e nos trabalhos de rescaldo numa área extensa e de acessos difíceis.
Em declarações prestadas à agência Lusa pelas 11h05, fonte da câmara de Oliveira do Hospital indicou que “as frentes activas que mereciam mais preocupação e que estiveram durante a noite na zona de São Sebastião da Feira, freguesia de Penalva de Alva, e em Vilela, freguesia de Nogueira do Cravo, já foram extintas”.
Segundo a mesma fonte, os operacionais permanecem no terreno atentos aos reacendimentos. “É uma área muito vasta e de acessos difíceis, haverá muito trabalho pela frente na vigilância e no rescaldo”, acrescentou.
Durante a noite, as chamas consumiram áreas de mato e floresta e chegaram a aproximar-se da cidade de Oliveira do Hospital, mas foram dominadas, tendo contribuído para o controlo a humidade nocturna e a diminuição do vento.
Na sexta-feira, o fogo obrigou à evacuação de alguns empreendimentos turísticos e ao cancelamento de reservas. Na Ponte das Três Entradas, onde conflui a junção dos rios Alvoco e Alva, uma unidade hoteleira de quatro estrelas que estava cheia foi evacuada. O mesmo aconteceu com outra unidade em Vila Pouca da Beira, por onde o fogo passou, sem causar danos.
A reportagem da Lusa constatou a destruição provocada pelas chamas ao longo de cinco quilómetros de estrada nas margens do rio, entre Vila Cova de Alva, no concelho de Arganil, e Avô, em Oliveira do Hospital.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, pelas 11h30 deste sábado o incêndio de Arganil era combatido por 1014 operacionais, apoiados por 332 viaturas e 17 meios aéreos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc