Home - Últimas - Inês Matos e Pedro Brinca lideram coligação PPD/PSD e IL em Santa Comba Dão

Inês Matos e Pedro Brinca lideram coligação PPD/PSD e IL em Santa Comba Dão

Jurista e presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, Inês Matos avança com a candidatura à presidência da câmara. Economista e professor universitário, Pedro Brinca é o cabeça-de-lista à assembleia municipal. A coligação “Vamos Trabalhar” aposta na atracção de investimento, na redução fiscal e na criação de novos serviços públicos.

A coligação “PPD/PSD.IL – Vamos Trabalhar” apresentou hoje através de uma nota os seus candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Santa Comba Dão para as eleições autárquicas de 2025. Inês Matos, jurista e actual presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, é a candidata à presidência do executivo municipal, actualmente liderado por Leonel José Antunes Gouveia, do Partido Socialista. Pedro Brinca, economista e professor na Nova School of Business and Economics, será o cabeça-de-lista à presidência da assembleia municipal.

No lançamento da candidatura, Inês Matos sublinhou a ambição de “posicionar o concelho como um território atractivo para viver, trabalhar, investir e visitar”, destacando que o programa de acção foi desenhado a partir de três eixos estratégicos: Servir as Pessoas, Gerir o Território e Otimizar o funcionamento da Autarquia. As linhas programáticas já se encontram publicadas no site vamostrabalhar.pt.

A proposta da coligação inclui a redução imediata da derrama para 0% e uma descida gradual da participação municipal no IRS dos munícipes. Integra ainda medidas para dinamizar e expandir as zonas industriais do concelho, bem como para valorizar a ligação entre a ferrovia, a rodovia e a ecopista como eixo estratégico para o desenvolvimento turístico e empresarial. O programa prevê o apoio ao empreendedorismo e a criação de uma incubadora de empresas, bem como a implementação de uma “Via Verde” para acelerar os processos de licenciamento industrial.

Entre outras prioridades, os candidatos anunciam a intenção de criar um centro de formação pós-graduada em Santa Comba Dão, lançar um programa de apoio à fixação de médicos e enfermeiros no concelho, requalificar o parque escolar sob responsabilidade da autarquia e estabelecer a figura do Provedor do Munícipe, da Ética e Transparência.

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, com especialização em Direito Público, Inês Matos iniciou a carreira na advocacia após estágio na Ordem dos Advogados Portuguesa, tendo ingressado na administração autárquica em 2004. Foi formadora da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco em vários pontos do distrito de Viseu. Frequentou o curso de Estudos e Formação para Altos Dirigentes da Administração Local, promovido pelo CEFA, em 2010. Entre 2009 e 2013 foi deputada à assembleia municipal e líder da bancada do PSD, assumindo depois funções como vereadora da oposição entre 2017 e 2021. Desde 2021, é presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro.

Pedro Brinca é doutorado em Economia pela Universidade de Estocolmo. Lecciona na NOVA School of Business and Economics, onde dirige o mestrado em Economia, integra o conselho académico da formação de executivos e lidera o Knowledge Center da Nova SBE, Economics for Policy. É responsável pela disciplina de Macroeconomia nos cursos de Economia e Gestão de Empresas, colaborando também com vários programas de formação executiva. Foi investigador no Instituto Universitário Europeu, no Banco Central Europeu e na Universidade de Minesota, nos Estados Unidos. Participou em diversas comissões técnicas em Portugal, incluindo a que avaliou as opções estratégicas para o novo aeroporto de Lisboa. Coordenou ainda estudos de impacto económico para a Comissão Europeia e para o Banco Mundial, em projectos de assistência técnica a governos como os de Cabo Verde, Roménia e Portugal.

É director não-executivo do Instituto +Liberdade, colabora com as revistas Notas Económicas e Portuguese Economic Journal, e integra o conselho editorial da Confidencial Imobiliário. É colunista regular no Jornal de Negócios e no Record, sendo também presença habitual no programa Choque de Ideias, da RTP3.

A candidatura garante uma abordagem assente na ética, na transparência e na mobilização de competências, apresentando-se como uma alternativa preparada para “servir Santa Comba Dão com rigor e dedicação”, segundo a nota da coligação.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …