Home - Últimas - Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem produtos naturais à base de algas com potencial contra o SARS-CoV-2

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem produtos naturais à base de algas com potencial contra o SARS-CoV-2

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), está a desenvolver produtos naturais à base de macroalgas com potencial antiviral contra o SARS-CoV-2.

O projecto “AlgaMar4antivirus” surgiu no contexto da pandemia de Covid-19, com o objectivo de responder à necessidade de soluções antivirais eficazes. A investigação centra-se na criação de novos compostos bioactivos extraídos de macroalgas, explorando as suas propriedades antivirais.

“Focado na luta contra o SARS-CoV-2, o ‘AlgaMar4antivirus’ pretende desenvolver um composto natural que poderá ser utilizado tanto na prevenção como no tratamento deste vírus. Já identificámos macroalgas da costa portuguesa – verdes, vermelhas e castanhas – que demonstraram resultados promissores, privilegiando sempre o cultivo em aquacultura para garantir a sustentabilidade dos recursos marinhos e a obtenção de biomassa suficiente para a extracção dos compostos bioactivos”, explica Ana Marta Gonçalves, investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida e líder do projecto.

Os ensaios, realizados em colaboração com a FFUC, têm demonstrado a eficácia antiviral de vários compostos extraídos. “Estas descobertas representam um avanço significativo no desenvolvimento de soluções farmacêuticas naturais, que poderão futuramente ser aplicadas a outros vírus além do SARS-CoV-2”, acrescenta a investigadora.

A equipa continuará a realizar ensaios laboratoriais para validar a eficácia e segurança dos compostos desenvolvidos, com o objectivo de concluir o produto farmacêutico e introduzi-lo no mercado. No futuro, os investigadores planeiam expandir a investigação para avaliar o potencial destes compostos contra outros vírus.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas provocam quedas de taludes e inundações no concelho de Seia

A persistente instabilidade meteorológica registada nos últimos dias tem causado saturação dos solos em todo …

CM Arganil

Município de Arganil renovou Compromisso Pagamento Pontual pelo 12.º ano consecutivo

O município de Arganil voltou a ser distinguido, no início de 2026, com a renovação …