Home - Últimas - IPMA prevê descida acentuada das temperaturas nos próximos dias

IPMA prevê descida acentuada das temperaturas nos próximos dias

A passagem da depressão Cláudia, que provocou três mortos e vários prejuízos materiais em Portugal, dará lugar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a uma mudança no estado do tempo, com o regresso do frio nos próximos dias.

De acordo com o IPMA, apesar de a semana ter começado com alguns aguaceiros ainda associados aos efeitos da depressão, a partir desta terça-feira inicia-se uma descida gradual da temperatura mínima e máxima, tendência que se intensificará a partir de quarta-feira. A situação meteorológica resulta do posicionamento do anticiclone a oeste das ilhas Britânicas, que se estende em crista até ao arquipélago da Madeira, conduzindo à entrada de uma massa de ar polar.

O continente passará a estar sob influência de um fluxo de norte e de ar frio, fenómeno que, segundo o instituto, provocará uma diminuição significativa da temperatura. Os valores previstos serão inferiores aos habituais para esta época do ano. Até sexta-feira, as temperaturas mínimas deverão descer entre 2 e 4 graus por dia, podendo atingir valores entre 0 e menos 4 graus no interior Norte e Centro, e entre 4 e 7 graus no restante território.

Entre quarta e quinta-feira, a temperatura máxima registará também uma descida, podendo situar-se entre 6 e 10 graus no interior e entre 12 e 15 graus no litoral. O IPMA antecipa ainda a formação de gelo ou geada, sobretudo no interior das regiões Norte e Centro.

Quanto à precipitação, prevê-se apenas a ocorrência ocasional de aguaceiros fracos no final da semana, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. O vento soprará do quadrante norte, por vezes com maior intensidade no litoral e nas terras altas.

A chuva deverá regressar de forma gradual a partir do fim-de-semana, começando pelos distritos de Braga, Porto, Vila Real e Aveiro no sábado, estendendo-se no domingo a Coimbra, Santarém, Lisboa e Portalegre, e chegando apenas na segunda-feira aos distritos de Évora e Faro.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …