O atleta José Carlos Pinto, natural de Lagares, no concelho de Oliveira do Hospital, é reforço do Sporting Clube de Portugal, depois de ter estabelecido, a 31 de Dezembro, em Barcelona, o recorde nacional dos cinco quilómetros de estrada. A contratação foi anunciada esta quarta-feira pelo clube de Alvalade, que reforça assim a sua equipa de atletismo.
Representar o Sporting CP, sublinha o atleta de 28 anos, tem um significado especial, num clube que considera central na história do atletismo. “É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável”, afirmou José Carlos Pinto aos meios do Clube, traçando objectivos imediatos e de longo prazo.
No horizonte mais próximo, o atleta aponta à Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus, onde pretende contribuir para a conquista do título na estafeta mista, seguindo-se os Campeonatos Nacionais de Clubes. A nível individual, assume a ambição de bater, dentro de cerca de dez dias, o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. “Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma”, explicou.
Mais adiante, surgem os Jogos Olímpicos de 2028, enquadrados numa lógica de contributo colectivo. “A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível e angariar o maior número de pontos possível”, referiu.
José Carlos Pinto destaca ainda a responsabilidade acrescida de poder servir de referência aos atletas mais jovens. “Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom”, disse, sublinhando também o ambiente de camaradagem que encontrou no clube. “Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting CP é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos. É muito bom sentir-me em casa.”
O director técnico do atletismo leonino, Paulo Reis, considera que a chegada do atleta terá impacto imediato e futuro. “Vai ter um impacto enorme, desde logo pelos resultados desportivos que pode aportar. É um atleta muito polivalente e extremamente competitivo, mas também pode ser uma grande influência para as novas gerações pela perseverança e pela luta constante pelos seus objectivos”, afirmou.
Paulo Reis destacou ainda o percurso de superação do atleta, lembrando as mudanças de enquadramento técnico e geográfico ao longo da carreira. “Nunca teve receio de dar esses passos à procura do melhor. Esse nível de compromisso é um grande exemplo para os jovens que temos no Clube”, acrescentou.
O responsável recordou igualmente a ligação prévia de José Carlos Pinto ao universo verde e branco, através de treinos com atletas como Patrícia Silva, Susana Silva, David Garcia ou Marta Castro. “Era um atleta já entrosado com a nossa equipa, apesar de ainda não representar oficialmente o Clube. Acredito que terá um impacto enorme, quer em termos desportivos, quer na influência positiva junto das novas gerações”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc