Home - Sem categoria - Largo do Piódão requalificado para disponibilizar mais espaço às pessoas

Largo do Piódão requalificado para disponibilizar mais espaço às pessoas

O município de Arganil pretende disponibilizar mais espaço para as pessoas em detrimento das viaturas com a requalificação que está a efectuar no largo da Aldeia Histórica do Piódão, na Serra do Açor. “O Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira era utilizado como parque de estacionamento, o que nos deixava constrangidos, já que não era minimamente dignificante”, disse o presidente da Câmara à agência Lusa.

Luís Paulo Costa assegura que a intervenção em curso prevê a substituição do pavimento e novas condições para pessoas com mobilidade condicionada, além da criação de barreiras naturais aos automóveis. A empreitada, no valor de 320 mil euros, inclui também a substituição do pavimento junto à igreja matriz.

O autarca salientou que, a intenção, articulada em conjunto com os comerciantes da aldeia histórica, é fazer do largo “uma grande esplanada, com mesas, cadeiras e mobiliário urbano apropriado ao local”. “Queremos dar prioridade às pessoas e tirar os carros do largo”, acrescentou o presidente da Câmara, dando conta que estão também a decorrer obras de requalificação nos sanitários públicos e no posto de turismo local, no âmbito de uma candidatura ao programa Valorizar.

Os trabalhos do novo pavimento em xisto do largo encontram-se a decorrer “em boa velocidade” e a expectativa de Luís Paulo Costa é que até ao final de Junho estejam concluídos.

A Câmara de Arganil tem também em execução a reformulação do núcleo museológico, no montante de 75 mil euros, através de fundos exclusivamente municipais. A intervenção destina-se a transformar a “sala de visitas desta Aldeia Histórica de Portugal num espaço mais ordenado, confortável e seguro, facilitando a mobilidade e convidando as pessoas a descobrir todos os cantos e encantos do Piódão”, sintetiza.

Classificada como imóvel de interesse público, Piódão é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, construída em pedra de xisto, com uma configuração semelhante a um presépio, e a segunda “que mais interesse suscita, no âmbito da procura, pesquisa e visitação”, de acordo com o presidente o presidente do município de Arganil.

LEIA TAMBÉM

Termas de Sangemil iniciam época alta com aumento de visitantes

Balneário prolonga funcionamento especial até 15 de Outubro As Termas de Sangemil, localizadas na freguesia …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Mais um detido em flagrante por vender droga no “Boom Festival”

Homem de 32 anos foi apanhado a vender estupefacientes em Idanha-a-Nova. Polícia Judiciária apreendeu MDMA, …