Oliveira do Hospital revive amanhã, sexta-feira santa, uma tradição perdida no concelho há mais de cem anos. Trata-se da celebração, no exterior, dos mistérios da paixão de Cristo, que terá lugar a partir das 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, e para a qual está convidada toda a população.
Resultante de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Coral de Sant’Ana, a iniciativa que vai representar os passos de Cristo a caminho do Calvário está a ser organizada pelo pároco local António Borges que, para o efeito conta também com a colaboração da Filarmónica de Avô e Irmandandes de Sant’Ana e da Bobadela.
A celebração vai recriar os vários momentos que marcam os mistérios da paixão de Cristo, como sejam a presença de Cristo com a cruz às costas e a leitura do sermão no Pretório de Pilatos.
Depois do encontro de Jesus com a sua mãe e do canto da Verónica, atinge-se o ponto alto das celebrações com a crucifixação. O descedimento da cruz será acompanhado pela marcha fúnebre entoada pela Filarmónica de Avô.
Os mistérios da Paixão de Cristo terminam à entrada da Igreja com o sermão da Soledade da Nossa Senhora.
Contactado pelo correiodabeiraserra.com, o pároco António Borges sublinhou a importância da cerimónia numa semana em que, por todo o lado, se celebram e vivem os mistérios da Paixão de Cristo.
Recordando que em Oliveira do Hospital, esta tradição não é recriada “há mais de 100 anos”, o pároco local desafiou os oliveirenses a assistirem ao momento religioso.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc