Projecto foi apresentado ao comércio tradicional…
O Bairro comercial digital (BCD) “Janelas do Bairro de Mangualde” reúne, numa fase de arranque, cerca de duzentos comerciantes, em condições de integrar o projecto que pretende promover a transição digital gratuita do comércio de rua do centro urbano, numa área de 15,39 hectares. O BCD, que comporta um investimento de 652 mil euros, provenientes de fundos europeus (Plano e Recuperação e Resiliência) é liderado pelo município e pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), tendo como parceiros a Associação Empresarial de Mangualde e a COAPE.
“Este projecto é uma transformação social e económica, que constitui uma oportunidade única para os comerciantes fazerem, de forma acompanhada, a transição digital dos respectivos negócios, expandindo-os para o mundo”, explicou ontem o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, durante a apresentação do projecto, aos comerciantes, no auditório da Biblioteca Dr. Alexandre Alves. O autarca assegurou que o Bairro Comercial Digital “irá preservar a essência do comércio de bairro, sendo reforçada a proximidade e a confiança entre comerciantes e clientes”.
O gestor do BCD “Janelas do Bairro de Mangualde”, com o slogan “O nosso comércio com visão para o mundo”, explicou que o projecto terá uma plataforma própria de comércio online (Marketplace), um site e uma aplicação (app) para telemóveis para que os comerciantes possam vender produtos e serviços online, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Leonel Santos assegurou ainda que os comerciantes vão ter formação e acompanhamento ao longo do projecto, que terá de estar implementado até ao final de Setembro de 2025.
As empresas aderentes serão digitalizadas, com a integração de recursos, nomeadamente fornecedores, gestão de stocks, compra de produtos, etc. Além disso, irão integrar uma estratégia de marketing, com merchandising, divulgação dos negócios nos canais televisivos, redes sociais e em painéis LED e Mupi`s, que vão ser instalados na cidade. Serão também instalados cacifos digitais em vários pontos onde poderão ser recebidas as entregas.
Os espaços físicos que integram o Bairro Comercial de Mangualde também vão ser modernizados, estando previstas a instalação de passadeiras inteligentes, adaptações no que diz respeito à acessibilidade e inclusão dos visitantes. “É fundamental continuarmos a trabalhar em rede e em parceria. Envolvam-se, entreguem-se e acreditem”, apelou o presidente do Município.
Os comerciantes não têm custos de adesão ao projeto, tal como sublinhou o vice-presidente do Município, João Cruz. “O Bairro Comercial Digital precisa de ganhar escala, o que só é possível se os comerciantes aderirem e se ligarem ao mundo, afirmou.
O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, considerou que o caminho digital é “fundamental” para que os comerciantes valorizarem os próprios negócios, “Estão reunidas as condições para que Mangualde continue na senda do progresso”, afirmou.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc