Home - Últimas - Medalhas de Mérito Municipal distinguiram oleiros de Molelos no feriado de Tondela

Medalhas de Mérito Municipal distinguiram oleiros de Molelos no feriado de Tondela

Sessão solene presidida pelo secretário de Estado da Administração Local marcou celebrações do Dia de Santa Eufémia.

O município de Tondela assinalou esta terça-feira, 16 de Setembro, o Feriado Municipal, Dia de Santa Eufémia, com uma sessão solene no Auditório Municipal que teve como ponto alto a entrega de nove galardões.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, contando com a presença do executivo camarário, da Assembleia Municipal, de presidentes de junta, de autarcas de concelhos vizinhos, deputados, representantes de entidades religiosas e vários convidados.

As Medalhas de Mérito Municipal foram atribuídas aos sete oleiros de Molelos, Alexandra Monteiro, Carlos Lima, António Duarte, António Marques, José Lourosa, Luís Lourosa e Fernanda Marques, no ano em que o Barro Negro passou a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, por proposta do município. Também receberam distinções Lisete Gonçalves, antiga presidente da Sociedade Filarmónica Tondelense e actual presidente da Assembleia-geral da instituição, e a título póstumo o antigo regente agrícola António Gonçalves Café.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, sublinhou que a cerimónia visou “distinguir os melhores e prestar tributo a quem engrandece e levou mais longe o nome de Tondela”. A autarca destacou que o concelho é hoje “um território de referência pela sua dimensão populacional e empresarial e pela dinâmica que o torna um polo de desenvolvimento no interior”.

Carla Antunes Borges lembrou que Tondela cresceu em população e atraiu novos investimentos entre 2021 e 2024, insistindo na necessidade de “um olhar atento para territórios como Tondela”. Reivindicou discriminação positiva nos financiamentos públicos e na reprogramação dos programas comunitários, pedindo mais apoio para infra-estruturas municipais e vias de comunicação. Agradeceu ainda o meio milhão de euros recentemente atribuído pela Secretaria de Estado à terceira fase da ampliação da Zona Industrial do Lajedo.

O secretário de Estado Silvério Regalado afirmou sentir “alegria e privilégio” em participar nas comemorações, sublinhando a importância do poder local. Defendeu a revisão da Lei das Finanças Locais, garantindo que o Governo vai reforçar os recursos das autarquias e dar-lhes maior autonomia. Considerou Tondela “um exemplo de município que tem sabido aproveitar os seus activos, a paisagem, o talento, a hospitalidade e a qualidade de vida”.

As comemorações incluíram também a sessão evocativa dos 102 anos dos Bombeiros Voluntários de Tondela, onde foram impostas várias medalhas a elementos do corpo activo e direcção, e o encerramento da 31.ª edição da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), que ao longo de seis dias trouxe milhares de visitantes a um programa de música, teatro, desporto e gastronomia. O certame terminou com o concerto da banda Quatro e Meia, depois de actuações de Daniela Mercury, Lon3r Johny, Badoxa, Augusto Canário, Miss Cindy e Gypsy Kings by Diego Baliardo.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …