Sessão solene presidida pelo secretário de Estado da Administração Local marcou celebrações do Dia de Santa Eufémia.
O município de Tondela assinalou esta terça-feira, 16 de Setembro, o Feriado Municipal, Dia de Santa Eufémia, com uma sessão solene no Auditório Municipal que teve como ponto alto a entrega de nove galardões.
A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, contando com a presença do executivo camarário, da Assembleia Municipal, de presidentes de junta, de autarcas de concelhos vizinhos, deputados, representantes de entidades religiosas e vários convidados.
As Medalhas de Mérito Municipal foram atribuídas aos sete oleiros de Molelos, Alexandra Monteiro, Carlos Lima, António Duarte, António Marques, José Lourosa, Luís Lourosa e Fernanda Marques, no ano em que o Barro Negro passou a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, por proposta do município. Também receberam distinções Lisete Gonçalves, antiga presidente da Sociedade Filarmónica Tondelense e actual presidente da Assembleia-geral da instituição, e a título póstumo o antigo regente agrícola António Gonçalves Café.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, sublinhou que a cerimónia visou “distinguir os melhores e prestar tributo a quem engrandece e levou mais longe o nome de Tondela”. A autarca destacou que o concelho é hoje “um território de referência pela sua dimensão populacional e empresarial e pela dinâmica que o torna um polo de desenvolvimento no interior”.
Carla Antunes Borges lembrou que Tondela cresceu em população e atraiu novos investimentos entre 2021 e 2024, insistindo na necessidade de “um olhar atento para territórios como Tondela”. Reivindicou discriminação positiva nos financiamentos públicos e na reprogramação dos programas comunitários, pedindo mais apoio para infra-estruturas municipais e vias de comunicação. Agradeceu ainda o meio milhão de euros recentemente atribuído pela Secretaria de Estado à terceira fase da ampliação da Zona Industrial do Lajedo.
O secretário de Estado Silvério Regalado afirmou sentir “alegria e privilégio” em participar nas comemorações, sublinhando a importância do poder local. Defendeu a revisão da Lei das Finanças Locais, garantindo que o Governo vai reforçar os recursos das autarquias e dar-lhes maior autonomia. Considerou Tondela “um exemplo de município que tem sabido aproveitar os seus activos, a paisagem, o talento, a hospitalidade e a qualidade de vida”.
As comemorações incluíram também a sessão evocativa dos 102 anos dos Bombeiros Voluntários de Tondela, onde foram impostas várias medalhas a elementos do corpo activo e direcção, e o encerramento da 31.ª edição da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), que ao longo de seis dias trouxe milhares de visitantes a um programa de música, teatro, desporto e gastronomia. O certame terminou com o concerto da banda Quatro e Meia, depois de actuações de Daniela Mercury, Lon3r Johny, Badoxa, Augusto Canário, Miss Cindy e Gypsy Kings by Diego Baliardo.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc