Tendo como autores um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, este projecto editorial surge no âmbito da disciplina Área de Projecto, e é apresentado amanhã, às 21h30, na livraria Apolo.
Com 24 páginas a preto e branco, a “Status quo” destaca-se não só pelo seu pendor crítico, mas também pela forma irreverente e desassombrada como lança o debate sobre alguns temas da actualidade local.
“Fomentar o gosto pela arte e pela cultura, assim como estimular a conscialização e a mobilização político-social das várias classes que representam o potencial deste concelho que se encontra estagnado pela inércia da ignorância” , é um dos objectivos definidos no editorial desta jovem publicação, sem periodicidade definida.
Ainda de acordo com o autor do editorial da revista, que já chegou às mãos do correiodabeiraserra.com, outro dos objectivos “é utilizar o projecto como um instrumento de comunicação social aberto à polémica e ao debate entre diferentes pontos de vista”, sendo que “a primeira edição pretende contribuir especialmente para o despertar da inquietação intelectual nos leitores”.
Da autoria de André Pereira, Bárbara Monteiro, Renato Anjo e Vera Dias – o projecto gráfico é de Manuel Machado –, a “Status quo” constitui um excelente meio de desafio à participação cívica dos jovens, e vai passar a estar disponível na Internet.
Associando-se a esta iniciativa, o Correio da Beira Serra vai distribuir esta publicação na sua próxima edição.
Porém – e por razões ligadas à tiragem limitada da revista –, a “Status quo” apenas estará disponível na nossa rede de pontos de venda no concelho de Oliveira do Hospital.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc