Home - Outros Destaques - Município de Oliveira do Hospital assina auto de consignação para empreitada de 3,2 milhões de euros no Centro de Saúde

Município de Oliveira do Hospital assina auto de consignação para empreitada de 3,2 milhões de euros no Centro de Saúde

O presidente da CM de Oliveira do Hospital assinou hoje o auto de consignação com a empresa de construção civil, Joaquim Fernandes Marques & Filho SA, para a empreitada das obras de remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, disse tratar-se de um investimento de capital importância para a cidade e para o concelho. As obras arrancam de imediato e a obra tem  um prazo de execução de 18 meses.

“Hoje marcamos aqui o início de uma nova era para a qualidade da prestação de cuidados de saúde em Oliveira do Hospital. Para nós, é um dia importante porque estamos a responder a uma necessidade da nossa comunidade”, afirmou José Francisco Rolo. “Este é, para nós, um momento marcante”, explicava o autarca no centro de uma das salas de espera do equipamento que remonta aos anos 90 e que entra agora em obras para ser “ampliado e modernizado, criando-se mais condições para os profissionais de saúde e melhores condições de resposta e acolhimento aos utentes”.

Um investimento importante, assumido pela autarquia de Oliveira do Hospital, que contribui para a modernização dos serviços de prestação de cuidados de saúde. “Encaramos isso como uma grande conquista e o cumprimento de um objectivo que tínhamos”, sublinha o Presidente José Francisco Rolo.

Tendo presente a necessidade de dotar os cuidados de saúde primários de instalações condignas e preparadas para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e de conforto aos utentes, o Presidente do Município de Oliveira do Hospital não tem dúvidas que “com este novo equipamento temos condições de aumentar a atractividade para profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, bem como de mais e diferentes especialidades; aumentando assim as condições de resposta aos nossos concidadãos”.

Neste importante dia, o Presidente da Câmara Municipal deu ainda conta que no âmbito da negociação da transferência de competências da saúde, o município viu ser-lhe atribuída uma viatura eléctrica que “fica ao serviço dos profissionais de saúde para dar mais respostas, próximas e eficazes, aos cidadãos”; e que está a ser trabalhada uma candidatura ao PRR no âmbito da CIM Região de Coimbra, que permitirá dotar o Centro de Saúde de equipamentos médicos especializados, nomeadamente meios auxiliares de diagnóstico.

José Francisco Rolo recordou ainda a forma exemplar, pautada pela melhor colaboração com os profissionais de saúde, no processo consultivo para o desenvolvimento do projecto de remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, assim como no processo de transferência para as instalações provisórias, a funcionar na antiga escola primária da cidade, onde a autarquia realizou as necessárias obras de adaptação. Ali, desde meados de Outubro, que decorre o acesso aos serviços de saúde públicos de Oliveira do Hospital, como a Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras D’Ulvária, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), a Unidade de Saúde Pública (USP) e o Gabinete do Cidadão/Serviço Social.

 

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …