O município de Oliveira do Hospital comemorou o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro), uma data criada para assinalar a importância das espécies que integram o património florestal natural do nosso país, com o vice-presidente e vereador do pelouro Floresta e Desenvolvimento Rural, Nuno Oliveira a participar numa simbólica acção de plantação no Parque do Mandanelho. A iniciativa procurou reforçar, junto dos alunos participantes, a importância destas acções e de que todos devemos ter um papel activo na preservação do património florestal.
No âmbito da comemoração da efeméride têm estado a decorrer algumas acções de plantação de espécies autóctones no concelho. No sábado (dia 20), o Município de Oliveira do Hospital foi parceiro na ação levada a cabo pela associação PIDS de plantação de medronheiros e marmeleiros no Seixo da Beira. Já durante esta semana, a autarquia, através da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, dinamiza uma plantação de medronheiros no Parque do Mandanelho com a participação de alunos da Eptoliva.
O Município de Oliveira do Hospital, explica numa nota, que concretiza sucessivamente acções deste género que visam contribuir para a diminuição da sua pegada ecológica, uma vez que as árvores são responsáveis pelo sequestro do carbono, pela regularização e purificação da água dos aquíferos, pela manutenção do solo e pelo habitat de mais de 60% das espécies da fauna e da flora existente.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc