Home - Outros Destaques - Municípios da Região de Coimbra contra Governo no processo de transferência de competências para as autarquias

Municípios da Região de Coimbra contra Governo no processo de transferência de competências para as autarquias

Os 19 municípios que fazem parte da CIM  Região de Coimbra decidiram na quinta-feira não aceitar a transferência de competências na área da saúde do poder Central para os municípios, como pretende o Governo liderado por António Costa. A decisão foi tomada na reunião do Conselho Intermunicipal que decorreu em Oliveira do Hospital, onde os autarcas se manifestaram contra a forma como o Governo está a realizar as transferências de competências para os municípios e a CM de Arganil, por exemplo, avançou  mesmo com uma providência cautelar para travar o processo na área da educação.

“Há uma escassez de recursos que estão a ser quantificados nesta transferência e aqueles que são necessários. Não queremos ter lucro neste processo, mas também não pretendemos ser prejudicados num cêntimo que seja”, explicou o presidente da autarquia de Arganil, o social democrata Luís Costa que esteve presente no encontro que decorreu no Flag Hotel Convento do Desagravo, na localidade do concelho oliveirense de Vila Pouca da Beira.

O presidente do município de Oliveira do Hospital também não está satisfeito com este processo. “Só este mês vamos ter de pagar a mais 117 funcionários que passaram do âmbito do Ministério da Educação para a esfera do município. Tivemos de aceitar a partir do dia 1 de Abril por imposição do Governo e aqui tem de haver uma correcção dos valores a transferir para os municípios”, frisou José Francisco Rolo, o qual lembrou que na área social foi pedida uma prorrogação sujeita a reavaliação na área social para 2013. “Na área da saúde não aceitamos”, frisou o autarca socialista.

O presidente da CIM da Região de Coimbra mostrou-se ao lado dos restantes autarcas. O líder do município de Montemor-o-Velho assegurou que no âmbito da educação vão solicitar uma audiência ainda este mês com o ministro daquela pasta para se esclarecerem todos os pormenores de uma vez por todas. “Os municípios não podem estar constantemente a ser confrontados com novas despesas que prejudicam os seus orçamentos, ainda por cima numa altura que existe uma grande volatilidade nos preços, com aumentos constantes. Isto não é comportável”, notou.

Emílio Torrão acentuou ainda que na área da saúde, os municípios recusaram nos actuais moldes a transferência de competências. “Foi reiterada a posição de não assinatura dos autos de transferência nessa área, porque continuam por esclarecer as questões que levantámos. Continuamos a achar que este processo não está a ser devidamente tratado”, concluiu.

A comunidade intermunicipal da CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital: EM 514 reabriu ao trânsito após deslizamento de terras na zona de Quintas de São Pedro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou que a EM 514, na zona de …

Estradas cortadas e passadiço interdito em Oliveira do Hospital devido a chuva intensa e vento forte

O concelho de Oliveira do Hospital continua a registar várias ocorrências provocadas pelas chuvas intensas …