Home - Últimas - Municípios do Pinhal Interior contestam aumento de preço do tratamento de resíduos

Municípios do Pinhal Interior contestam aumento de preço do tratamento de resíduos

Os 11 municípios que fazem parte da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) contestam o aumento “superior a 50 por cento” da tarifa de tratamento de resíduos sólidos urbanos para 2022. A APIN afirma que, em reunião de accionistas, os representantes das Câmaras Municipais que a integram, manifestaram-se contra o aumento anunciado pela Empresa de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC), considerando-o “excessivamente elevado”. A posição da empresa intermunicipal surge na sequência “de um comunicado enviado às autarquias, por parte da ERSUC”, sobre a actualização da tarifa de tratamento de resíduos sólidos urbanos para 2022.

“Trata-se de um aumento abrupto, com o qual discordamos e para o qual não foi apresentada fundamentação plausível que sustente esta subida significativa de custos”, contesta o Conselho de Administração da APIN. A tarifa para 2022 cifra-se em cerca de 44 euros por tonelada de resíduos mais IVA, “um aumento superior a 50 por cento face à tarifa actual, um aumento inesperado tendo em conta o verificado em anos anteriores”, explica o director executivo e financeiro da APIN, Rui Simões.

“A ERSUC é a empresa que nos presta o serviço associado ao tratamento de resíduos urbanos que recolhemos diariamente, sendo um dos custos mais relevantes para a APIN”, acrescenta Rui Simões, alertando ainda que o aumento dos custos de tratamento de resíduos sólidos – decidido pela ERSUC, “com total conivência da ERSAR” (a entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos) – “poderá ser extremamente negativo para o projecto de desenvolvimento e sustentabilidade da APIN”.

A APIN é constituída por capitais exclusivamente públicos dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (Coimbra).

 

LEIA TAMBÉM

Rali de Portugal 2026 destaca-se em Arganil, Góis, Lousã e Mortágua a 8 de Maio

Arganil, Góis, Lousã e Mortágua concentram o foco do Rali de Portugal 2026 na sexta-feira, …

Neve encerra acesso à Torre por Piornos e Lagoa Comprida na serra da Estrela

O comando sub-regional das Beiras e Serra da Estrela anunciou o encerramento do acesso à …