O município de Celorico da Beira promoveu a criação de um mural no edifício dos Bombeiros Voluntários daquela vila para prestar tributo ao piloto celoricense que no dia 30 de Março de 1922, juntamente com Gago Coutinho, iniciou no Tejo, com o hidroavião Lusitânia, a travessia do Atlântico Sul. A autarquia entregou a empreitada, que se insere nas comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico, ao artista egetaniense Desy Ysed.
O mural visa recordar o início da epopeia que arrancou às 7 horas da manhã, do dia 30 de Março de 1922, quando o hidroavião Lusitânia (monomotor Fairey IIID MK.II – Transatlantic Load Carrier”), tripulado por Sacadura Cabral, coadjuvado por Gago Coutinho, descolou do rio Tejo. A aventura durou 62h 26m, das quais 36 horas e 44 minutos sem avistar terra, numa distância de 8 383 km (4527 milhas), até aterrar em terras de Vera Cruz (Rio de Janeiro).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
